sábado, 2 de janeiro de 2010

Brasil manda assistentes sociais e psicóloga para atender vítimas de estupros no Suriname

Duas assistentes sociais e uma psicóloga viajam segunda-feira (4) para o Suriname com o objetivo de prestar atendimento às brasileiras que teriam sido vítimas de estupro em ataque de surinameses a um grupo de 200 estrangeiros, entre eles brasileiros, na madrugada do dia 24 de dezembro na Região de Albina, a 150 quilômetros de da capital Paramaribo. De acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, um levantamento preliminar aponta que 20 mulheres teriam sido violentadas sexualmente.

Elas permanecem no Suriname, segundo a secretaria, por estarem em situação irregular ou com medo de perder o trabalho e não quiseram retornar ao Brasil no vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) que desembarcou em Belém (PA) com um grupo de 32 brasileiros - sendo 22 homens, nove mulheres e uma criança. Cinco feridos receberam atenção especial.

As assistentes sociais e a psicóloga do Centro de Referência à Mulher Maria do Pará, e colaboradoras da secretaria, irão conversar com as vítimas e avaliar qual tipo de atendimento devem receber.

Na madrugada do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, cerca de 300 marrons, (como são chamados os quilombolas no Suriname) atacaram um grupo de 200 estrangeiros, formado por brasileiros, chineses e javaneses que viviam em Albina.

Durante o ataque, houve agressões físicas, estupros e depredações. Há suspeitas de pessoas desaparecidas e mortas, mas sem confirmação oficial. Novas ameaças surgiram desde o ataque e, por questão de segurança, o governo do Suriname reforçou o policiamento nas áreas consideradas de risco. Os brasileiros foram retirados de Albina e orientados a evitar algumas regiões da província.

Os brasileiros estão hospedados em quatro hotéis de Paramaribo, com as despesas pagas pelo Ministério das Relações Exteriores. A maioria vive ilegalmente no Suriname o que dificulta a identificação.


GAZETA DO POVO 02/01/10 às 10:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário