quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Setores se organizam em busca de representatividade no Congresso








Garon Piceli

Aconteceu dia 25 na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), uma palestra com o presidente da Câmara, vereador Carlos Juliano Budel, com o tema “Necessidade de representação de Foz do Iguaçu em Brasília”. O presidente da Casa de Leis comentou, entre outras coisas, sobre a necessidade do município reunir seus órgãos para conseguir eleger um deputado que leve as reivindicações dos munícipes ao congresso.
"Temos prioridade em algumas questões, e precisamos levar as reclamações da população para serem debatidas em nível nacional. Além de obter os recursos disponíveis para as emendas constitucionais", comentou Budel.
A ACIFI promete envolver os seus associados, juntamente com outras instituições organizadas de Foz do Iguaçu para criar uma campanha em prol da representação do município junto à Câmara Federal. O presidente da Associação, Rodiney Alamini, disse que uma das prioridades das ações a serem desenvolvidas nos próximos meses é tentar captar recursos físicos para o alavancamento dessa campanha. "Vamos começar esta campanha ouvindo o Budel e diferente das outras realizadas pela entidade, queremos envolver todos os órgãos para podermos definitivamente eleger o nosso deputado Federal", explanou Alamini.
"Sempre sabemos da importância de termos um deputado Federal legítimo, porém com a presença de autoridades como o Sindihotéis, ABIH, OAB entre outras importantes para a nossa cidade, podemos ouvir a explicação do presidente Budel para nos unirmos ainda mais", comentou o presidente da ACIFI.
Os presidentes dos partidos ouvidos pela reportagem do Jornal do Iguaçu se manifestaram favoráveis a atitude que será tomada pela ACIFI. Camilo Rorato que responde pelo Democratas (DEM) em Foz do Iguaçu disse que “qualquer atitude levada em consideração os candidatos de Foz do Iguaçu são bem vindas”. Ortencio Castilha, Partido Democrático Trabalhista (PDT), comentou que mesmo sem representatividade iguaçuense o partido apóia a causa. Anderosn Kóbus do Partido Socialista Brasileiro, também explanou sobre a necessidade “das entidades se unirem para termos uma representatividade”.

Campanha


A primeira campanha realizada pela Associação Comercial de Foz se chamava "Vote por Foz", desenvolvida em 2002, reuniu cerca de 160 entidades não governamentais como associações de bairros, clubes de serviço, lojas maçônicas, universidades, sindicatos e imprensa. Outra parecida foi a relativa às eleições de 2006. O movimento foi denominado como "Foz Merece Respeito", e visou incentivar o eleitor a votar em candidatos da cidade.
"A ação também buscou a conscientização dos cidadãos sobre a importância de votar em candidatos de Foz para deputado Federal que defenda projetos efetivados para o desenvolvimento da cidade. Queremos que o eleitor tenha consciência de que ao votar em candidatos daqui, ele está contribuindo para a valorização de Foz no cenário político", explicou Alamini.

Representação
Foz do Iguaçu já foi três vezes representada na Câmara dos deputados Federais, sendo a primeira e a legitima - titular - em 1986, quando Sérgio Spada se elegeu com aproximadamente 48.500 votos. Depois Cláudio Rorato e Vitorassi, que assumiram o cargo sendo suplentes.
O primeiro representante de Foz do Iguaçu na capital federal vê a importância dos órgãos competentes se unirem a favor dos nomes locais, "porque se não os votos são esparsos para outras localidades, se as instituições se unirem a favor desta causa Foz do Iguaçu só irá ganhar". Spada foi o autor da Lei que incluiu os royalties, da Itaipu Binacional para Foz do Iguaçu e os municípios lindeiros ao lago artificial de Itaipu, que já beneficiou as cidades com mais de US$ 3 bilhões. "Essa minha Lei contribuiu em muito para o desenvolvimento local, e é interessante ver como a peculiaridade da cidade merece uma explanação mais ampla em nível nacional. Precisamos sim de um nome local em Brasília para lutar a favor dos benefícios locais, como por exemplo, a duplicação da BR 277 e 469. É necessário aplicar a teoria do voto útil", comenta Sérgio Spada.
Meses antes das convenções partidárias, que elegem o nome do candidato aos cargos da próxima eleição – cargos estaduais: deputado estadual, governador; cargos federais: deputado federal, senador e presidente – o Jornal do Iguaçu entrou em contato com os principais partidos presentes na cidade para saber se a legenda já teria disponível um possível pré-candidato para levar à representatividade do cargo em pauta. A lista das siglas com os respectivos pré-candidatos configura da seguinte maneira:

Possíveis pré-candidatos a deputado federal
DEM Eduardo Sciarra
PCdoB Chico Brasileiro
PDT Busca representatividade na região oeste
PMDB Sergio Beltrame
PMN Zé Carlos
PSB Não apresenta pré-candidato
PSC Professor Sérgio
PSDB Carlos Budel
PSDC Sidney Prestes Junior
PPS Sérgio Spada
PR Giacobo
PT Joel Lima
PV Irineu Ribeiro


Deputados do Paraná


Na última eleição que aconteceu em 2006, o estado do Paraná elegeu 30 deputados federais, das 513 cadeiras . O índice de renovação, tendo como foco a eleição anterior foi de 33,3%. Confira a lista dos deputados paranaenses em Brasilia:
Gustavo Fruet (PSDB), Ratinho Junior (PPS), Alfredo Kaefer (PSDB), Hermes Parcianello Frangão (PMDB), Osmar Serraglio (PMDB),Barbosa Neto (PDT), Ricardo Barros (PP) Lupion (PFL), Dilceu Sperafico (PP), Max Rosenmann (PMDB), Balbinotti (PMDB), Nelson Meurer (PP), Luiz Carlos Hauly (PSDB), Alex Canziani (PTB), Angelo Vanhoni (PT), Micheletto (PMDB), Reinhold Stephanes (PMDB), Affonso Camargo (PSDB), - Giacobo (PL), Rocha Loures (PMDB), Cezar Silvestri (PPS), Setim (PFL), Eduardo Sciarra (PFL), Takayama (PMDB), Chico da Princesa (PL), André Vargas (PT), - Dr. Rosinha (PT), Alceni Guerra (PFL), Cassio Taniguchi (PFL), Assis do Couto (PT).


Fonte: www.ji.inf.br/jornal/politica/index.php# em 26/08/2009

Um comentário:

  1. Temos que escolher candidatos sérios, prestem bem atenção nas candidatas também...

    ResponderExcluir