segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Plano de Obama dando mais poder ao banco central privado dos EUA não evita nova quebradeira do sistema

Por Jorge Serrão

O presidente Obama propõe plano para conceder ao FED, que é um Banco Central privado e não presta contas a ninguém, poderes totais de fiscalização e controle sobre os bancos e sobre toda a economia norte-americana, incluindo grandes corporações que ameacem os interesses monopolistas da oligarquia global. A opinião é do economista Adriano Benayon, autor de “Globalização versus Desenvolvimento” (Editora Escrituras) – leitura obrigatória para se entender o mundo.

Benayon cita dois especialistas norte-americanos para justificar sua tese: P. Joseph e S. Watson. Segundo eles: “A reforma de regulamentação de Obama não passa de luz verde para que o cartel de bancos privados assuma por completo o controle dos EUA, usurpando os poderes das instituições de regulamentação existentes, as quais estão sendo recriminadas em face da crise financeira, a fim transferir esses poderes para o todo poderoso FED.”

Benayon adverte que os apuros dos bancos, principalmente nos EUA e na Europa, tendem a ressurgir de modo ainda mais intenso do que nos dois primeiros anos do colapso financeiro. O economista observa que os grandes bancos têm usado o dinheiro que escandalosamente receberam do governo dos EUA, para fomentar novas bolhas, especulando em ações e na securitização, criando títulos, em que são empacotadas dívidas de empréstimos, inclusive referentes a novas hipotecas, e de cartões de crédito.

Benayon avalia que esse é o pano de fundo das manobras da oligarquia anglo-americana para estabelecer a moeda internacional única. Isso significa consolidar e tornar mais absoluto o governo mundial, que já vem sendo exercido de fato por aquela oligarquia em grande número de países de todos os continentes. O economista adverte que, por incrível que pareça, a oligarquia aumenta sua concentração de poder não só nas conjunturas de produção em alta, mas também – e mais ainda – nas crises.

Leia, abaixo, o artigo completo de Baneyon: Salve-se quem puder

Lula e Sarney, tudo a ver...

A sempre criativa TV Valetudo (www.tvvaletudo.com.br), do publicitário Jaime Gimenez Júnior, presta uma homenagem às avessas, no vídeo acima, aos dois intocáveis do Brasil atual: o chefão Luiz Inácio Lula da Silva e o imortal José Sarney.

Quem estiver com vontade de ir ao banheiro, vai adorar o material (uma produção de Luiz Carlos Barreto, com reportagem de Glauber Rocha e Fernando Duarte, com os devidos cortes e edição do Jaime Gimenez – que é um amigão do ilustre macaco José Simão).

Vale conferir o espetáculo de contradições históricas dos dois personagens.

http://www.youtube.com/watch?v=PvSfec2MlC4

Senadores exemplares

A Folha de S. Paulo mancheteia hoje que um terço dos senadores é alvo de inquéritos, ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal) ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis.

Dos 81 senadores, 27 enfrentam caso na Justiça - dez deles são da oposição e 17, da base aliada.

Foram excluídos pelo levantamento do jornal os litígios de natureza particular ou movidos só por rivais políticos.

Patrimonialismo é normal...

A filha do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), viajou a Nova York com despesas pagas pelo Senado.

Segundo relatório da Casa, ela esteve com o pai nos EUA em fevereiro de 2007 e gastou R$ 4.580,40 em diárias.

Guerra afirma que a filha viajou com ele para acompanhá-lo em exames médicos e que não foi cobrado para devolver o dinheiro.

Lógica deles

O presidente do PSDB não considera ter cometido irregularidades.

Na lógica do Senado presidido por José Sarney, Guerra pode descansar em paz.

Seu procedimento é mesmo a coisa mais normal do mundo dos nossos senadores.

Convocação geral

A oposição quer que a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, explique o pedido que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) lhe teria feito para "agilizar a fiscalização do filho do Sarney".

Segundo Lina, foi um recado "para encerrar" a apuração.

Resta saber se ela repetirá tal versão diante dos senadores.

Fuga oportuna

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pedirá aos líderes sul-americanos, reunidos em Quito para a posse de Rafael Correa e a cúpula da Unasul, que condenem o acordo de utilização de bases na Colômbia pelos EUA.

Por isso, o chefão Lula da Silva antecipou o retorno a Brasília e deixará o Equador sem ter nenhum diálogo bilateral.

A estratégia visa evitar que Lula compactue da provável condenação à Colômbia pelo caso das bases dos EUA.

Implosão à vista

O risco de uma derrota governista nas eleições presidenciais de 2010 é "muito maior que a possibilidade de vitória".

Essa é a avaliação do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao jornal Valor Econômico.

Ciro avalia que se a senadora Marina Silva (PT-AC) aceitar o convite do PV e entrar na disputa, "implode" a candidatura, não oficializada, da ministra Dilma Rousseff.

Memória

No dia 08 de agosto de 1990, bem no centro de Porto Alegre, lá no cruzamento da rua da Praia com a Borges de Medeiros ( a esquina dita democrática ... ), o soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Valdeci de Abreu Lopes, foi degolado com um golpe de foice por elementos do MST.

Depois, os assassinos foram se refugiar dentro da Prefeitura Municipal ocupada por Olívio Dutra.

Mais detalhes sobre o caso em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/arquivo/150890.html

Crueldade

Conselho dado pelo irreverente José Simão, na Folha de S. Paulo de domingo:

"SE VOCÊ QUISER TER UMA APARÊNCIA SADIA COMO O SERRA E O DRAUZIO VARELLA, PARE DE FUMAR".

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 10 de Agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário