quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Pronasci será usado para combater crimes de fronteira em Foz de Iguaçu
Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Paulo Mac Donald Ghisi, assinaram dia 19 março o convênio de adesão da cidade ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
De a cordo com o ministro, o Pronasci ganhou ramificações voltadas a determinados temas e regiões. “Nós resolvemos instituir três programas especiais de fronteira: no Rio Grande do Sul, onde há uma grave questão de abigeato (roubo de gado); em Foz do Iguaçu e em Corumbá .”
O objetivo, segundo Tarso Genro, é combater crimes típicos de fronteiras, como tráfico de drogas e de pessoas, contrabando e roubo de gado. Para a implementação do programa em Foz do Iguaçu, o ministro explicou que será apresentado, em breve, um projeto completo para a região.
“Isso exige, preliminarmente, um trabalho de inteligência muito forte feito pela Polícia Federal. A partir desse trabalho, nós vamos designar o rol de necessidade e fazer um planejamento das ações”, explica.
Ghisi disse que o convênio veio em boa hora e solicitou ao ministro ajuda na proteção do Rio Iguaçu, que segundo ele, serve de passagem para barcos carregados com armamentos e drogas para distribuição em todo o país.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e coordenador do Pronasci, Luiz Paulo Ferreira Barreto, afirmou que, com o programa, a fiscalização na fronteira poderá ser intensificada e medidas serão tomadas para o combate ao crime em Foz do Iguaçu.
“Nós podemos ajudar a prefeitura na estruturação e aumento da guarda municipal, com a aquisição de helicóptero, com a locação de novos veículos e atuar, também, em centros onde já há criminalidade, com projetos sociais”, ressaltou.
Criado em 2007, o Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais para enfrentar a criminalidade no país. O governo federal investirá R$ 6,7 bilhões no programa até o fim de 2012.
Lígia Souto
Repórter da Agência Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário