sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PARTICIPE DA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Surgido há mais de dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, o Outubro Rosa foi o mês escolhido para a luta contra o câncer de mama, um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. Desde então, vários outros países vêm aderindo ao movimento. No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.

Queremos conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença, lembrando que nem todo câncer de mama é igual e que até para os mais agressivos existe tratamento. Para isso, vamos iluminar monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, lojas como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo, escritórios e restaurantes, decorar casas e enfeitar carros. Participe! Além dos eventos, que podem ser conferidos na nossa agenda, saiba o que você pode fazer para entrar nessa luta. O seu engajamento é fundamental. Somente unidos vamos conseguir vencer o câncer de mama.

COMO PARTICIPAR
Para aderir ao movimento, basta promover ações que marquem outubro como o mês da luta contra o câncer de mama. Engaje-se, use a criatividade e participe! Envolva sua cidade, sua empresa, a família e os amigos. Qualquer ação é bem-vinda, mas deve estar sempre acompanhada da informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Saiba como você pode fazer a diferença.

ÓRGÃOS PÚBLICOS, EMPRESAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES
- Ilumine em tons cor-de-rosa prédios, praças, monumentos, lojas e escritórios;
- Pinte muros, calçadas, meio-fio, faixas de segurança;
- Coloque banners ou laços cor-de-rosa em fachadas, sacadas, janelas;
- Adapte seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
- Envolva funcionários e colaboradores, com palestras, distribuição de material informativo, e sugira a eles para que usem detalhes cor-de-rosa nas roupas.

ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, POSTOS DE SAÚDE
- Organize oficinas e palestras sobre o autocuidado com a saúde e sobre a saúde da mama para pais e familiares dos alunos;
- Realize uma oficina de pintura de muros e/ou painéis na cor rosa ou reproduzindo o laço cor-de-rosa (em versões dos estudantes) com os alunos;
- Sugira aos alunos trabalhos de pesquisa na internet sobre câncer de mama (e outros), cuidados com a saúde, Outubro Rosa, etc.;
- Sensibilize pais e mães de alunos, familiares e professores.
- Distribua rosas a suas funcionárias em um dia de outubro;
- Troque os copinhos de plástico branco por cor-de-rosa por um dia, uma semana ou durante todo o mês, e faça o mesmo com os guardanapos.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
- Adapte seu site com a inserção de banner do Outubro Rosa ou do laço cor-de-rosa;
- Realize parcerias com as organizações e grupos de apoio à saúde da mama em ações de sensibilização pública;
- Envolva voluntários em ações de sensibilização da comunidade e, especialmente, das mulheres para a importância do autocuidado e dos exames para detecção precoce do câncer de mama.

VOCÊ
- Pendure panos, faixas ou um laço cor-derosa em sua fachada, sacada, janelas;
- Prepare um jantar para seus amigos e coloque à mesa toalha e guardanapos cor-de-rosa;
- Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;
- Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;
- Use e abuse do rosa no seu site, blog, Twitter, Orkut ou Facebook;
- Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;
- Se você tem tempo disponível, contribua, seja voluntária da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.

Fotos: Rafael Andrade

http://www.mulherconsciente.com.br/Nossa-Luta/ 16 /10 às 7:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário