domingo, 4 de outubro de 2009

Governo e COB divergem sobre "projeto de potência olímpica" para 2016

Após a eleição do Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016, o governo federal e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) já expõem divergências ao falar sobre como transformar o Brasil em uma potência do esporte, segundo a Folha de S.Paulo. Neste sábado, executivos do ministério do Esporte e o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, deixaram claro ontem que já existe uma disputa nos bastidores. O governo quer ver o país entre os dez melhores em 2016.

Crédito
Nuzman: "Ninguém sabe de nada. Vou estabelecer ainda como vamos trabalhar"




"Ninguém sabe de nada. Vou estabelecer ainda como vamos trabalhar. Sei que tinha que ter um trunfo na mão [sediar os Jogos]. Agora, vamos discutir e pensar nisso até o final do ano", disse Nuzman, no final da tarde de sábado, pouco antes de embarcar para o Brasil.

Apesar de o presidente do COB ter falado abertamente que pretende comandar o projeto, o ministério já adiantou que tem o seu plano. O projeto prevê uma participação estatal forte no financiamento e na formulação.

Principal executivo da pasta na candidaturabrasileira, Ricardo Leyser adiantou que o governo já "está formulando uma proposta para o esporte de alto rendimento". A inspiração é o Instituto de Excelência do Esporte, da Austrália, mas foram estudados ainda modelos de Cuba, Estados Unidos e Alemanha.

"Pretendemos fazer um laboratório de ciência do esporte no [parque aquático] Maria Lenk", disse Leyser neste sábado. O governo quer ainda estimular estudos sobre esportes nas universidades, algo, no momento, muito incipiente.

Nos Jogos de 2008 em Pequim, a delegação brasileira ficou com a 23ª posição, com m três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze. O número de 15 medalhas no total foi o maior que o Brasil já conseguiu em uma edição dos Jogos, empatado com a Olimpíada de Atlanta, em 1996. O maior número de ouros brasileiros, contudo, permanece sendo os cinco conquistados em Atenas, em 2004. Como comparação, a Jamaica de Usain Bolt encerrou Pequim na 13º colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário