segunda-feira, 5 de julho de 2010

Partidos deixam registro de candidaturas para última hora


Até as 16h30, apenas dois partidos e uma coligação do PR fizeram o registro





Os partidos e coligações paranaenses têm até as 19h desta segunda-feira (5) para protocolar o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador, respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual. Mas, como ocorre em todas as eleições, a maioria dos representantes deve deixar para fazer o registro na última hora. Até as 16h30, apenas os partidos PSB e PSTU e a coligação “União pelo Paraná”, proporcional de Osmar Dias, efetuaram o protocolo no TRE/PR.


O primeiro partido a realizar o registro foi o PSTU, que chegou aproximadamente as 14h, mas teve um problema com os documentos digitais e só conseguiu efetuar o protocolo por volta das 16h. “Não quisemos deixar para a última hora”, afirmou o presidente do partido, Marcello Locatelli Barbato. O partido dele conta com um candidato a governador, um a senador, um a deputado federal e três para deputado estadual.



Nesta eleição são 30 vagas para deputado federal e 54 para deputado estadual. “O partido pode apresentar 150% de candidatos com relação ao número de vagas, enquanto as coligações podem apresentar até 200%”, explica a diretora da secretaria judiciária do TRE, Ana Flora França e Silva. Na eleição passada em 2006, 920 candidatos registraram a candidatura e a previsão é de que o número não se altere muito neste ano. Ao todo são 27 partidos paranaenses, mas nem todos devem lançar candidaturas.



Após a entrega, em papel e mídia digital, do formulário preenchido com dados do candidato, de fotografia para a urna, de várias certidões criminais negativas, comprovante de grau de escolaridade, que comprove que o candidato não é analfabeto, e demais documentos pertinentes o tribunal tem um mês para fazer a análise de todos os dados. “Até 5 de agosto todos os processos têm que estar julgados, caso seja necessário algum documento complementar o juiz estipula um prazo para que o candidato o apresente”, afirma.


Nesta segunda-feira, último prazo estabelecido para o requerimento de registro de candidatos, funcionários da secretaria judiciária, da informática, administração e atendimento devem trabalhar um pouco mais para suprir toda a demanda.



Reportagem Daiane Rosa
Fotos Rodrigo Pinto

Fonte Jornale

Nenhum comentário:

Postar um comentário