segunda-feira, 19 de julho de 2010

IFPR abre 120 vagas para três cursos profissionalizantes





Interessados têm até o dia 03 de agosto para se inscrever gratuitamente

IFPR fica na Av. Araucária, 780 Vila "A"(antigo Floresta Clube)

Da Redação com Assessoria

Foto: Kiko Sierich

Quem está em busca de profissionalização ou pretende retomar os estudos tem nova oportunidade para o próximo semestre. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu está oferecendo 40 novas vagas em três cursos e, com isso, o objetivo é atender 120 alunos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 03 de agosto.

A princípio, os interessados poderão se inscrever nos cursos Técnicos em Aqüicultura, Auxiliar em Carpintaria, Auxiliar em Planejamento e Organização de Serviços de Bar. As aulas serão presenciais e ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h40, e excepcionalmente aos sábados, em horário a ser definido. A seleção para os cursos ocorrerá de forma diferenciada e para cada um deles, existem critérios específicos, que consideram itens como: idade, perfil sócio-econômico e o tempo fora da escola.

Das vagas para o Curso Técnico em Aqüicultura, 10% serão destinadas a candidatos paraguaios, obedecendo as diretrizes do Programa de Educação Profissional de Fronteira. Os interessados em ingressar na área têm como incentivo – a geografia da região que reúne grande potencial hídrico, atualmente ainda pouco explorado. O ramo da aqüicultura busca formar profissionais que possam atuar nas diferentes etapas de produção e comercialização de produtos e permite ainda, conhecer estratégias de gerenciamento das atividades ligadas ao setor. A idéia é promover o aproveitamento integral da cadeia produtiva, que envolvem qualidade e sustentabilidade sócio-econômica e ambiental. O curso de Aquicultura é oferecido na modalidade subseqüente, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio.

Outro segmento econômico com possibilidades de qualificação da mão-de-obra é o da construção civil. O curso de Auxiliar em Carpintaria é direcionado a pessoas que ainda precisam concluir o ensino fundamental. Ele se encaixa na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O curso atenderá jovens que tenham, no mínimo, 16 anos e que tenham concluído a 5ª série.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Como o setor de prestação de serviços está entre os que mais crescem nacionalmente, o curso de Auxiliar em Planejamento e Organização de Serviços de Bar visa profissionalizar pessoas que já estejam atuando como trabalhadores ou pretendam iniciar carreira neste segmento. A contribuição do curso para Foz, vem ao encontro à vocação turística do município que necessita da atualização e qualificação constante de seus prestadores de serviços em variados ramos comerciais.

Neste caso, o curso também será na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). O requisito para matrícula segue o padrão da modalidade anterior: os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos e a 5ª série.

Mais informações sobre os cursos e vagas podem ser conferidas no edital de abertura do processo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no pelo site: www.ifpr.edu.br. Quem não tem acesso à internet, pode procurar o IFPR que disponibiliza inscrições na Secretaria do Campus de Foz do Iguaçu. O endereço fica na Av. Araucária, 780 – Vila "A", Foz do Iguaçu. O horário de atendimento é das 8 às 12h e das 14h às 20h. É importantes que o candidato leia atentamente o edital antes de se inscrever.

Outra novidade para o segundo semestre deste ano para Foz do Iguaçu é o lançamento de cursos de nível médio na modalidade Educação à Distância. Para estes cursos, as inscrições estarão abertas de 19 a 30 de julho.

SOBRE O IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante e que vem atendendo à política pública implementada pelo Governo Federal. No Brasil foram criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo que o número de escolas ultrapassará 354 unidades com oferta de 500 mil vagas.

No Paraná, o IFPR está presente nas cidades: Curitiba, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Umuarama, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Palmas, Irati e Ivaiporã

Em Foz do Iguaçu o IFPR está atuando desde 2008 e já formou uma turma de Aquicultura. No ano de 2010, o IFPR passou a ocupar espaço próprio que fica na Vila A de Itaipu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário