domingo, 15 de agosto de 2010

Voto perdido ou voto consciente

Nas minhas andanças pela cidade tenho ouvido muitos eleitores dizendo que não gostam de perder seus votos. Paro e penso "ganhar" o voto seria também eleger um candidato que não atende aos anseios da comunidade? Será que vale mais "ganhar" o voto ou deixar de votar em pessoas que reconheço nelas a sua dignidade, serenidade ou seja um voto de confiança, o voto consciente. Ainda são poucos os que ouço que estão pesquisando e estudando seus candidatos, fico muito feliz por isso, pois, assim tenho a esperança de um dia ver o valor real de um voto.
A venda de voto ainda é uma prática muito comum em nossa sociedade, fico triste quando me apresento como candidata e logo em seguida sou questionada: Quanto a senhora vai me dar para votar para a senhora? Numa campanha tão enxuta quanto a minha chego a ficar arrepiada de pensar quanto estes poderosos candidatos, sendo que muitos ainda utilizam a máquina pública, podem oferecer pelo seu voto. Não menos preocupante a respeito da compra de votos é a quantia de recursos financeiros que alguns candidatos da cidade estão demonstrando através da quantidade de cartazes, uns utilizando espaços públicos , outros particulares. Dentre estes particulares, são grupos que apoiam determinado candidato que antes ocupava cargo público, cargo este que ligam a interesses desses particulares o que me parece uma prática muito comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário