domingo, 8 de agosto de 2010

Toque de Acolher crianças e adolescentes

O Juiz de Direito, José de Souza Brandão Netto, em Santo Estevão, Bahia, vem obtendo excelentes resultados com a instituição do "Toque de Recolher" (Acolher) para adolescentes. Através desse blog, mantido por ele, você poderá acompanhar o andamento das discussões sobre a portaria, leis, notícias juridicas ou relacionadas. contato: toquedeacolher@hotmail.com tels: 075-3245-3787/1130/1430

Limites ajudam a melhorar notas

Em Santo Estevão, ações do Juizado da Infância e Juventude continuam repercutindo de forma
positiva. Um dos efeitos do Toque de Acolher, portaria idealizada pelo juiz José Brandão, para
a comarca foi o resultado da Prova Brasil realizada no município de Ipecaetá que também
pertence à Comarca de Santo Estevão, onde indicou que o IDEB (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica) evoluiu em mais de 100%
.
Segundo o juiz José Brandão, o Toque de Acolher foi implantado com o propósito de afastar crianças
e adolescentes das situações de risco. “Tirando o menor da rua em horário inapropriado,
ele fica mais protegido, volta para casa mais cedo e com isso proporciona uma maior
aproximação entre pais e filhos.
O resultado de tal situação é o contato do pai com a vida escolar do filho que fica mais
constante, ele passa a ser mais presente e que pode resultar no êxito do menor nas
atividades escolares”, disse.
Efeitos da portaria – Divulgado pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC, a nota do município de Ipecaetá teve um crescimento 1,9 para 4,7 na nota do IDEB. Segundo informações da Secretaria de Educação do município,
um dos motivos para no trato com adolescentes a evolução na nota do IDEB foram às mudanças construídas ao longo de dois anos, assim como o número de coordenadores pedagógicos que de dois pulou para doze, os projetos de leitura, incentivando a escrita e a poesia, programas de capacitação para professores orientados pelo MEC e vários outros.
De acordo com Suéder Santana, uma das ações que também contribuíram para o resultado da nota foi o Toque de Acolher. “A Secretaria de Educação vive sempre em parceria com o Poder Judiciário que contribuiu bastante para a educação em Ipecaetá”, disse a secretária salientando que, “a educação não acontece de forma isolada da sociedade e que não é apenas a sala de aula que faz com que os alunos melhorem seu desempenho nas disciplinas, vai muito, além disso, por isso é importante as parcerias”, argumentou.
Para alguns educadores, um dos motivos da evolução na nota do IDEB no município foi o trabalho desenvolvido pelo Toque de Acolher, uma vez que por determinação do juizado os menores não permanecem mais nas ruas em horários noturnos.
“Acredito que melhorou também porque os meninos vão dormir mais cedo, não ficam nas ruas e com isso os pais acompanham mais a vida escolar de seus filhos, ajudando nas tarefas escolares”, disse o educador Antonio Rocha.
Segundo Cleuza Cruz, diretora de uma das escolas do município de Ipecaetá, o Toque de Acolher tem ajudado a escola no que se refere à evasão escolar.
“Antes tínhamos a realidade de alunos que desciam do ônibus e seguiam para lan houses, isso não acontece mais, outro aspecto também positivo após o toque é a presença dos pais na escola que foi motivada pelas palestras proferidas pelo juiz José Brandão”, acrescentou a diretora.


Fonte: Clécia Rocha / Tribuna da Bahia



Comentário

Eis aí uma inciativa louvável!

Imaginem se todos os juízes, promotores, políticos e, especialmente, cada um de nós fizessemos um pouquinho mais em busca de ajudar a corrigir ou tornar o nosso mundo (cidade/bairro/sociedade) melhor, mais harmonico e, especialmente, menos desigual.

Ao invés de reclamar ou viver apenas passivamente esperando a vida passar, se cada um, dentro de seus limites, realizar o bem, a caridade, mais e mais, certamente teríamos um mundo melhor.

Infelizmente, eu também me incluo na lista dos que pouquíssimo ou nada fazem para construir um mundo melhor. Exemplos como o noticiado abaixo me fazem refletir sobre quanto é preciso mudar e agir.

Ceomara

Fonte: http://toquedeacolherbahia.blogspot.com/2010/08/limites-ajudam-melhorar-notas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário