sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A cidadania através da arte


casa_teatro_0208Os desafios assumidos pelos participantes do projeto Plugado! não são poucos. Inicialmente, os quarenta adolescentes e jovens, que fazem parte do primeiro grupo de beneficiários do programa, passaram por uma etapa de formação nas linguagens de teatro e de dança.

Agentes culturais do projeto Plugado! iniciam nova etapa de formação

Os desafios assumidos pelos participantes do projeto Plugado! não são poucos. Inicialmente, os quarenta adolescentes e jovens, que fazem parte do primeiro grupo de beneficiários do programa, passaram por uma etapa de formação nas linguagens de teatro e de dança. Depois disso, estes agentes culturais criaram as suas próprias turmas de alunos, em dez escolas da rede pública estadual de ensino, promovendo a multiplicação de técnicas e habilidades artísticas para um número cada vez maior de estudantes.

Hoje, os multiplicadores culturais estão iniciando a segunda fase das oficinas formativas. Reunidos no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesc), os quarenta jovens do Plugado! irão ampliar os conhecimentos sobre as artes adotadas pelo projeto. Além de ingressarem em um módulo artístico mais avançado, os participantes também irão receber oficinas destinadas a utilizar a cultura como ferramenta de inserção social, principalmente, incentivando a vivência comunitária e disseminando a cultura de paz.

O projeto Plugado! é desenvolvido pela Casa do Teatro, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), mantido pela Itaipu Binacional. A iniciativa ainda inclui a Associação Usina do Ballet como instituição colaboradora e o Núcleo Regional de Educação (NRE), órgão da Secretaria de Estado da Educação, que oferece apoio institucional às ações do projeto.

No início das atividades de formação, os adolescentes e jovens apresentaram uma avaliação das atividades realizadas até aqui. Entre os destaques mencionados, está a abertura e o engajamento das dez escolas que acolhem o programa. “Fiquei surpresa com o apoio que a nossa escolha ofereceu, colaborando com horários, incentivando a participação dos alunos e prestigiando as apresentações”, empolgou-se a estudante Simone Haeter, estudante do Colégio Três Fronteiras, citando o apoio de sua escola durante a Mostra da Cidadania, que reuniu os trabalhos do projeto elaborados ao longo do primeiro semestre do ano. A empolgação foi endossada pela colega de escola e de dança, Karoline Soares Pereira. “Fiquei muito orgulhosa de minha escola”, resumiu a Karol.

Para a coordenadora geral do projeto Plugado!, Arinha Rocha, a formação iniciada irá fortalecer a capacidade de multiplicação dos jovens, em teatro e dança, mas também terá ênfase na promoção e realização de atividades culturais nas escolas e comunidades. “Como agentes culturais, os jovens irão desenvolver atividades artísticas e culturais, como gincanas, feiras, produção de espetáculos e de apresentações. Além disso, o projeto Plugado! tem o seu foco na disseminação dos conceitos de cultura de paz por meio da cultura, como meio de promoção e de enfrentamento a todas as formas de violência contra a juventude”, informa Arinha.

LIGADOS NA CULTURA – Por meio do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, quarenta adolescentes e jovens recebem formação técnica para desenvolver a atividade de agente cultural nas escolas e comunidades, tendo participado de oficinas formativas de teatro, expressão corporal e cidadania e participação social. Os jovens atendidos recebem o benefício mensal de R$ 100,00, proporcionando a efetiva participação nas atividades e auxiliando na complementação da renda familiar.

Os beneficiários atuam como multiplicadores das técnicas aprendidas, repassando os conhecimentos e habilidades adquiridas para outros 800 estudantes, até o final do programa. São atendidas 10 escolas da rede pública de ensino, localizadas em regiões populares do município, onde exista a incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude (violência física e/ou psicológica, evasão escolar, exploração ou violência sexual, entre outros).

Através do módulo de terapias em grupo baseadas na metodologia de “Rodas de Conversa”, são realizadas ações de enfrentamento e prevenção de todas as formas de violência contra a juventude, disseminando os conceitos da cultura de paz, como forma de mediação dos conflitos cotidianos.

Plugado! também prevê atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos da criança e do adolescente que atuam em Foz do Iguaçu.

(Casa do Teatro)

Fonte: http://www.megafone.inf.br/iguacu/index.php?option=com_content&view=article&id=2165:a-cidadania-atraves-da-arte&catid=25:noticias&Itemid=146

Nenhum comentário:

Postar um comentário