quinta-feira, 19 de novembro de 2009

VOCÊ SABE O QUE E (UNODC)?

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)



O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) é a agência da ONU responsável pela prevenção às drogas e pelo enfrentamento ao crime internacional, em seus mais diversos aspectos. A missão do UNODC é de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos. Estabelecido em 1997, o UNODC tem aproximadamente 500 funcionários no mundo todo. A sede do escritório fica em Viena, na Áustria, e há 21 escritórios em outros países e um escritório em Nova York, junto à sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Quase todo o orçamento do escritório (90%) vem de contribuições voluntárias dos países doadores.

O mandato do UNODC é prestar cooperação técnica aos Países-Membros da ONU para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que têm relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. O Escritório busca prevenir e controlar o crime organizado, incluindo corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e terrorismo, sempre baseado em ações de respeito e garantia dos direitos humanos. Na Declaração do Milênio, os Países Membros decidiram implementar o compromisso mundial de intensificar a luta contra o crime transnacional - em todas as dimensões.

Os três pilares do trabalho do UNODC são:

• Trabalho de caráter normativo

Cooperar com países na ratificação e prática dos tratados multilaterais sobre drogas, crime organizado, aids, terrorismo e corrupção. Isso inclui o aperfeiçoamento da legislação doméstica com eventuais adaptações às normas internacionais. Além disso, o UNODC colabora com agências governamentais criadas com base nesses tratados.

• Pesquisa e análise

Aumentar o conhecimento e a compreensão sobre drogas e crime, que servirão de base para incrementar políticas e tomadas de decisão operacionais.

• Cooperação técnica

Programas e projetos para que os Países Membros da ONU reforcem a capacidade de enfrentar os problemas das drogas, AIDS, crimes e outros temas.

A globalização - o intensificado fluxo de informação, capital e pessoas - acabou criando também um ambiente onde as drogas, o crime e o terrorismo podem avançar facilmente, sem respeitar fronteiras. Com isso, os possíveis benefícios que resultariam do livre comércio de bens e serviços são ameaçados por ações criminosas que põem em risco a segurança de todos.

Por isso, o UNODC se propõe a:

* Contribuir para que os governos estejam mais equipados para implementar as obrigações acordadas nos tratados internacionais - especialmente com uma cooperação jurídica eficiente. Isso inclui medidas de prevenção e controle das drogas (tráfico, produção e consumo), do tráfico de pessoas e outras formas de crime organizado, como a lavagem de dinheiro, a corrupção e o terrorismo.

* Contribuir para que aqueles que elaboram e implementam as políticas públicas tomem decisões baseadas em estudos - amplo conhecimento e análise - das drogas ilícitas e do crime organizado.

* Contribuir para que a sociedade civil e a opinião pública ampliem o compromisso de enfrentar o problema das drogas e de alertar sobre os riscos à saúde.

Folder Institucional do UNODC Brasil e Cone Sul (arquivo PDF em português)



Estrutura do trabalho do UNODC no Brasil com o Sistema da ONU

Áreas de trabalho do UNODC no Brasil e Cone Sul:

• Prevenção às drogas

• Enfrentamento ao HIV/aids

• Controle de Produção e do Tráfico de Drogas

• Crime Organizado

• Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes

• Tráfico de Armas

• Corrupção

• Prevenção ao Crime e à Violência Urbana


As Diretrizes do UNODC
Leia também

* Programas Globais
*
Projetos no Brasil e no Cone Sul
*
Comissão de Narcóticos
*
Comissão de Prevenção ao Crime
*
Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes

Faça contato

UNODC Viena United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC)
Vienna International Centre
P.O. Box 500, A-1400
Vienna, Austria
Fone: + (43-1) 26060-3991 / 26060-3992

UNODC Brasil e Cone Sul
Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
SHIS QI 25 conj. 3 casa 7
70266-230 Brasília, DF, Brasil
Fone: +55 61 3204-7200 / Fax: +55 61 3204-7222
E-mail: unodc.brasil@unodc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário