terça-feira, 24 de novembro de 2009

Arte sobre a violência


Arte sobre a violência



Como sensibilizar a sociedade civil e alertá-la para os homicídios de crianças e adolescentes, que hoje representam 46% das causas de morte de brasileiros entre 12 e 19 anos? Os dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) do Programa de Redução da Violência Letal (PRVL) assustam, e a campanha “Para Ler, Ver, Ouvir e Agir!”, da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), em parceria com os Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedecas) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República tem como meta colocar o tema em debate.

A campanha foi lançada no dia 10 de junho, em Fortaleza, passou por Natal e chega a Recife no próximo dia 24 de novembro.
A previsão é de que o projeto realize debates em 15 capitais brasileiras onde a Anced conta com o apoio dos Cedecas. O formato das atividades locais da campanha inclui, além de conversas acerca dos homicídios na infância e na adolescência, mobilizações artísticas como exposições e apresentações musicais. O foco é a articulação de comunidades, prefeituras, governos estaduais, organizações da sociedade civil, pais, crianças, adolescentes e jovens unidos em prol do enfrentamento, da discussão e da denúncia de casos de homicídios de menores no país.
“Cada Cedeca tem a missão de organizar o formato das atividades em suas cidades, preparando atrações como esquetes teatrais e mesas de discussão. Convocam e convidam também os atores estratégicos para participar dos encontros”, explica o coordenador do projeto e articulador da Anced, Frans van Kranen.

O artista Helder Oliveira tem uma produção de quadros que tratam do tema. O projeto hoje conta com uma galeria de 19 quadros do artista e educador Helder Oliveira .

.
Postado por Carlos Luz às 15:15:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário