quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Comprometa-se




Comprometa-se

todos e todas somos responsáveis

A violência contra as mulheres é um fenômeno que atinge ao menos uma de cada três mulheres e meninas do mundo, segundo dados do UNIFEM, 2009. Na América Latina e Caribe, a violência doméstica atinge entre 25% a 50% das mulheres e compromete 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da Região, o que corresponde a cerca US$ 170 bilhões, de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID, 1998). No Brasil se perdem 84 milhões de dólares em razão da violência doméstica - o que significa 10,5% do PIB (Produto Interno Bruto). A cada 15 segundos uma mulher é espancada pelo marido ou companheiro no Brasil (Fundação Perseu Abramo, 2002).

Todos e todas temos responsabilidade de eliminar a violência contra as mulheres, trabalhando juntos: mulheres, meninas, homens, meninos, e pessoas de todas as gerações, ofícios, orientações sexuais, posições políticas e estratos socioeconômicos. Por isso, todos e todas temos um papel a desempenhar.

Reconheça e celebre as conquistas para pôr fim à violência contra as mulheres, e também estimule a participação de cada um/a no enfrentamento dessa questão. Comprometa-se com o fim da violência contra as mulheres.

Existem diversas maneiras de se comprometer com essa importante causa, seja de forma coletiva, seja por meio de atitudes individuais. Deixamos aqui algumas dessas possibilidades:

1. Propor ou participar de eventos nas datas significativas da Campanha 16 dias de Ativismo (pela luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia de direitos humanos)
2. Conhecer e divulgar dados sobre a violência contra as mulheres e as respectivas leis que garantem os direitos humanos das mulheres
3. Apoiar a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e assumir o compromisso – pessoal, institucional ou político – para acabar com a violência contra as mulheres
4. Levar o selo da Campanha 16 Dias de Ativismo para seu blog, orkut, facebook etc
5. Conhecer os principais instrumentos de defesa e promoção dos direitos das mulheres para uma vida livre de violência
6. Tomar uma atitude para acabar com a violência contra as mulheres
7. Exigir seus direitos a uma vida sem violência

Veja mais em Comprometa-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário