sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Bento 16 diz "compartilhar a indignação" em caso de abusos contra crianças na Irlanda

O papa Bento 16 disse "compartilhar a indignação" dos fiéis irlandeses pelos abusos sexuais cometidos contra crianças na Irlanda, segundo comunicado do Vaticano. Bento 16 recebeu nesta sexta-feira (11), no Vaticano, representantes da Conferência Episcopal Irlandesa para analisar os abusos cometidos durante anos contra crianças na Irlanda.

Os representantes irlandeses, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informaram o Papa da "dolorosa" stuação da igreja na Irlanda depois da publicação do "Informe da Comissão Murphy".

Este documento oficial afirma que a Igreja católica irlandesa encobriu por 40 anos os abusos sexuais cometidos contra crianças por padres da região de Dublin.

Segundo o relatório, a conivência entre a hierarquia eclesiástica e as autoridades do Estado, entre elas a própria polícia e a promotoria, serviu para encobrir os esforços de quatro bispos dublinenses para manter o prestígio da Igreja, proteger os pederastas e evitar os escândalos. Essas são algumas das conclusões do documento elaborado pela juíza Yvonne Murphy.

Este é o segundo maior relatório encomendado pelo governo este ano explorando como e por quê autoridades irlandesas permitiram a disseminação dos abusos de garotos e garotas nas mãos da Igreja Católica, o escândalo mais grave na história da Irlanda independente.

O relatório analisa 320 acusações contra 46 padres. Os 46 investigados foram selecionados de mais de 150 padres de Dublin envolvidos em casos de abuso e estupro de crianças desde 1940. O documento nomeou 11 padres porque eles foram condenados por abuso contra crianças. Outros 33 foram citados apenas por um nome e dois não tiveram os nomes publicados porque a justiça decidiu que a publicação poderia prejudicar a possibilidade deles receberem uma julgamento criminal justo.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/12/11/ult1859u2035.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário