quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nova arma contra a dengue: crotalária


Se for confirmada a eficiência da dupla crotalária e libélula no combate à dupla mosquito e larva da dengue teremos uma arma biológica natural.


Monte Aprazível é uma pequena cidade a 474 km da capital paulista com cerca de 20 mil habitantes.
Mas esta pequena cidade está se tornando o centro das atenções com o projeto Crotalária, que pode ser a mais nova arma no combate a dengue.

A crotalária é uma planta utilizada na adubação de terra entre uma plantação e outra. Quando florida atraí a libélula, um inseto que prolifera em água limpa como a larva do mosquito da dengue. O detalhe importante é que a larva da libélula se alimenta da larva do mosquito da dengue.

Mais ainda: a própria libélula se alimenta do mosquito da dengue. Ou seja mata a larva no ninho e o mosquito fora do ninho. De acordo com o presidente da Câmara, João Celso Ferreira, a experiência de Monte Aprazível tem atraído a atenção de várias cidades do Brasil. Rio de Janeiro, Uberaba, São José do Rio Preto entre outras.

A informação é que, desde que começou o projeto, não foi verificado nenhum caso de dengue nativo. Apenas dois importados.

No último domingo Ferreira disse que circulou pela cidade para verificar a aceitação da população ao projeto Crotalária e ficou entusiasmado. "A cidade está toda florida em todos os bairros. A população aderiu ao projeto", afirma.

Se for confirmada a eficiência da dupla "crotalária e libélula" no combate a dupla "mosquito e larva da dengue" teremos uma arma biológica natural. Melhor ainda é que é uma plantinha bonita e custa apenas R$ 5 o quilo de semente.

Fonte: http://webnota10.blogspot.com/2010/03/nova-arma-contra-dengue-crotalaria.html


Crotalária Contra a Dengue


Crotalária: essa planta está sendo utilizada no combate a dengue, porque atrai a libelula, um inseto predador do mosquito da dengue e da febre amarela



Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.

Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode diminuir a manifestação.

São plantas pouco exigentes e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio. O seu crescimento é mais rápido e tem sido muito usada como adubo verde em rotação com diversas culturas e no enriquecimento do solo.


7 comentários:

  1. Muito bom ...já adquirir as sementes desta planta...estou plantando as sementes e distribuindo aos vizinhos e amigos.....fim da dengue em Foz do Iguaçu...

    ResponderExcluir
  2. Que bom..eu também já estou plantando as sementes....inclusive estou fazendo mudas para distribuir...vamos espalhar essa planta,,,que diminua esta horrível doença em nossa cidade..adeus dengue em Foz do Iguaçu.

    ResponderExcluir
  3. oi Nila,eu me chamo Leyne, sou educadora em Foz do Iguaçu, gostaria de saber onde encontro sememtes dessa planta! obrigada! meu e mail leynedeandrade@hotmail.com
    Pois em nosso CMEI, temos um projeto ambiental.

    ResponderExcluir
  4. Sou coordenadora de um curso superiorde biologia preciso no mínimo 2kg de semente,como procedo para adquir com brevidade!

    e-mail: sandra.m@ienh.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola, vi uma reportagem na Record News sobre esta planta e gostaria muito de saber onde comprar tb para distribuir no Brasil para amigos, parentes, vizinhos etc

    ResponderExcluir
  6. Em Foz do Iguaçu a semente pode ser adquirida na Secretaria de Agricultura com:
    Secretário Eduardo Spada
    Edifício Classic
    Rua , Xavier da Silva nº 660
    (45) 3523 1152

    Nos outros Municípios e Estados vocês poderão procurar a secretaria de agricultura e solicitar que eles providenciem a semente!


    http://www.monteaprazivel.com/

    ResponderExcluir
  7. Pode plantar normalmente de preferência em um lugar que bata muito sol, faça um buraco coloca de 4 a 6 sementes joga a terra em cima.

    Boa safra.

    ResponderExcluir