terça-feira, 20 de abril de 2010

2.255 servidores se recadastraram

Na lista divulgada em 2009, a Casa tinha 2.457 funcionários

20/04/2010 | 00:02 | Katia Brembatti e Gladson Angeli

Noventa e dois porcento, ou 2.255 servidores, fizeram o recadastramento na Assembleia Legislativa do Paraná, que terminou sexta-feira. O número foi divulgado ontem. Na última contagem do quadro funcional, a Casa tinha 2.457 funcionários. Pelo menos 205 – 8% da lista até então em vigor – não participaram do recadastramento.

De acordo com a lista oficial divulgada no ano passado, a Assembleia contava com 516 funcionários de carreira, dos quais 496 se recadastraram, e 1.941 pessoas em cargos comissionados – 1.759 preencheram o formulário para continuar no quadro de pessoal.

PPS pede a saída do presidente da Assembleia

O PPS pediu ontem o afastamento de Nelson Justus (DEM) da presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Marcelo Rangel, falando em nome da bancada do partido na Casa – Douglas Fabrício e Felipe Lucas compõem o grupo –, comunicou a posição da legenda na tribuna. Foi a primeira manifestação publica de um parlamentar contra Justus desde o início da publicação da série de reportagens “Diários Secretos” pela Gazeta do Povo e RPCTV.

Leia a matéria completa

Formalmente, todos os funcionários contratados sem concurso público, em cargos de confiança, serão demitidos no final do mês. Mas muitos serão recontratados no começo de maio. A Assembleia garante que as contratações vão obedecer aos limites de cargos disponíveis em cada setor, como determina a lei de reformulação do funcionalismo da Casa, em vigor desde março. Já a demissão de 237 pessoas não esperou o final do mês. Mui­­­tas das saídas fazem parte da “limpeza” que a Assembleia está fazendo no quadro funcional.

Resposta

As medidas são a principal resposta da Assembleia às denúncias apresentadas pela Gazeta do Povo e pela RPCTV na série “Diários Secretos”. As reportagens revelaram diversas irregularidades na contratação de servidores – co­­mo casos de funcionários fantasmas, laranjas e pagamentos de supersalários. Além disso, há indícios de nove crimes cometidos pela Casa ao longo dos anos, entre eles, formação de quadrilha, sonegação fiscal, gestão temerária e peculato (desvio de dinheiro público).

Uma pane no sistema de transmissão de dados da Assembleia Legislativa do Paraná, causada por problemas no servidor da internet, atrasou a divulgação do número de servidores que passaram pelo recadastramento, que seria feita na sexta-feira.

O número final de funcionários recadastrados ainda pode aumentar até o dia 26 de abril. Quem comprovar que estava com problemas de saúde, em viagem, de férias ou com algum impedimento justificável tem até a próxima segunda-feira para se apresentar à Assembleia. Todos os servidores que não se recadastrarem terão suspenso o pagamento do salário de abril.

Sem a lista

A Constituição estadual determina que a Assembleia divulgue até o fim do mês de março a relação de funcionários da Casa. Em 2010, o Legislativo não publicou a lista. A justificativa foi o recadastramento em curso. A direção da Casa alegou que uma informação precisa só poderia ser divulgada após a conclusão dos trabalhos. A publicação da lista final de servidores ainda não tem data prevista.

Fonte GAZETA DO POVO 20/04/10 ÀS 08:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário