sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Conquistas das mulheres na reforma eleitoral são mantidas no Senado





Conquistas das mulheres na reforma eleitoral são mantidas no Senado
03/09/2009 - 15:13

Emenda da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) ampliou de 5% para 10% percentual de fundo partidário. Votação ocorre na próxima semana

A reforma eleitoral passou ontem (02/09) nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado e deve ser votada em Plenário na próxima semana.

Foi ampliada de ampliou de 5% para 10% o percentual do fundo partidário destinado à participação política das mulheres, de acordo com emenda apresentada pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e defendida verbalmente pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

O parecer dos relatores também acatou emenda que determina que cada partido ou coligação “preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas registradas”, reforçando o caráter obrigatório das cotas por sexo nas listas de candidaturas. Além disso, os relatores rejeitaram emendas que reduziam o tempo de propaganda partidária destinado às mulheres (10%).

As conquistas que as mulheres garantiram na Câmara (reserva de percentual do tempo de propaganda, reserva de parte do fundo partidário e ênfase no caráter obrigatório do cumprimento das cotas por sexo) foram garantidas e aprimoradas no Senado. Essas conquistas só foram possíveis graças à atuação firme da Bancada Feminina, da Comissão Tripartite para a revisão da Lei de Cotas (instância de composição plural criada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que elaborou e defendeu propostas de reforma com recorte de gênero) e do movimento feminista.

As propostas, articuladas e defendidas pela Comissão Tripartite, receberam o apoio do presidente do Senado, José Sarney, em audiência com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e outras representantes da Comissão.

Fontes: Cfemea e Agência Senado








Um comentário:

  1. ai que bom que a mulher sabe fazer alguma coisa no pais afinal nem todas conseguem né !!

    ResponderExcluir