terça-feira, 11 de outubro de 2011


m Foz, conferência avalia e propõe plano de políticas para as mulheres


Mais de 200 mulheres de Foz do Iguaçu e de outros dez municípios da região participam da III Conferência Regional de Políticas para as Mulheres que acontece na Igreja Ceifa, na área central da cidade, com o tema “Autonomia e igualdade para as mulheres”. O objetivo é avaliar o plano de políticas para as mulheres e formular propostas para as conferências estadual e nacional, além de eleger as 60 delegadas que vão participar dos eventos.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria José de Souza El Saad, participam representantes da sociedade civil organizada, entidades e observadoras. O evento foi aberto com a participação do vice-prefeito Chico Brasileiro, do secretário de Ação Social, Éderson Dalpiaz, da vereadora Nanci Rafagnin Andreola, além de Maria Helena Guarezi, representante da Itaipu e do Programa Igualdade de Gêneros, além de representantes da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.

Segundo Maria José de Souza El Saad, “a conferência deve definir com a participação de todas as mulheres, as propostas para implantação de políticas para as mulheres nos vários aspectos, a exemplo de autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social”, disse enfatizando a importância da participação feminina dos vários municípios da região.

O vice-prefeito Chico Brasileiro, ressaltou a importância das mulheres no momento atual brasileiro e disse apoiar a luta pela igualdade de gêneros, dando continuidade as conquistas iniciadas desde o direito das mulheres ao voto até a eleição da primeira presidente na história mais recente.

O secretário Dalpiaz disse da importância das propostas que vão sair da conferência para os gestores e que certamente vão nortear as políticas a serem implantadas. Nanci Rafain falou do significado da atuação das mulheres para o país, e que é preciso participar da formulação das propostas que possam significar mais qualidade de vida e dignidade para todas.

Na programação dos temas de onde vão ser tiradas as propostas estão: análise da realidade nacional social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero; uma avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Melhores, além da definição das prioridades. E, autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; educação inclusiva; direitos sexuais e reprodutivos; e enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.

E ainda: participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; desenvolvimento sustentável no meio rural, na cidade e na floresta com garantia de justiça ambiental; soberania e segurança alimentar, direito a terra, moradia digna e infraestrutura social nos meio rural e urbano, considerando as comunidades tradicionais; Cultura, comunicação e mídia igualitária, democrática e não discriminatória; enfrentamento do racismo, sexismo e da lesbofobia; enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, em especial as jovens e idosas. Os temas estão descritos no site www.institutocomsol.org.br/materiais.php?id=1.

A programação prevê palestras temáticas e espaço para debates. O almoço vai acontecer no Salão Paroquial da Igreja São João Batista. O encerramento será às 17h30. O evento tem o apoio do Conselho Municipal da Mulher, do CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência), da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e da Itaipu Binacional. A realização é do Conselho da Mulher e da Secretaria de Assistência Social.

Estão representados na conferência os municípios de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia, Medianeira, São Pedro, Céu Azul, Santa Helena, Pato Bragado, Missal, Guaira. Também presentes na abertura dos trabalhos os vereadores de Foz do Iguaçu: Edilio Dall Agnol, presidente do Legislativo; Nilton Bobato e Luis Queiroga, além da presidente do Provopar, Judite Dalcin.

http://www.pmfi.pr.gov.br/portal/noticias/wfrmVisualizaNoticia.aspx?IdPagina=10&IDNoticia=30693

Nenhum comentário:

Postar um comentário