quarta-feira, 5 de outubro de 2011

América Latina e Caribe: XII Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe recebe inscrições até dia 15 deste mês
SEG, 03 DE OUTUBRO DE 2011 19:29 ADMINISTRADORA
Karol Assunção - Jornalista da Adital

As interessadas em participar do XII Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe têm até o próximo dia 15 de outubro para realizar a inscrição. O evento acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro em Bogotá, na Colômbia, e reunirá 1.200 mulheres da América Latina e do Caribe para celebrar os 30 anos de feminismo na região.



Com o tema 30 anos de feminismo Latino-Americano e no Caribe: desatar, despir e retomar, o Encontro volta à Colômbia, país que primeiro sediou o evento, em 1981, para avaliar o movimento feminista e discutir os caminhos para continuar a luta. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15. Ainda restam 920 vagas. As interessadas em participar devem ler as recomendações e preencher o formulário disponível no sítio do Encontro (http://www.12encuentrofeminista.org/).

Organizações feministas apontam que a ideia é, a partir de uma perspectiva do feminismo, avançar na agenda política que promova dignidade e liberdade para as mulheres e que respeite a igualdade, diferença e diversidade. De acordo com a comissão organizadora do evento, o tema desta edição chama as mulheres a observarem os 30 anos de caminhada do movimento na região para retomar debates e diálogos encerrados, superar obstáculos construídos e pensar estratégias de lutas feministas na América Latina e no Caribe.

"De novo apelamos a palavras conhecidas que nos inspiraram em outros momentos para atuarmos juntas: desatar, despir e retomar. As três sugerem: nós, redes, enredos e novos começos. Por isso, queremos estabelecer o sentido que temos dado e que nos guiará política, metodológica e estrategicamente no desenvolvimento deste Encontro”, destaca.

Segundo a convocatória, o prefixo "des” das palavras "desatar e despir” remete a mudança de significado das coisas. Para as feministas, é preciso analisar o passado para "resignificar” as ações presentes e as que realizarão no futuro. Já o prefixo "re”, da palavra "retomar”, de acordo com elas, remete a ideia de volta, ou seja, de voltar a realizar, a praticar as estratégias feministas. "Os dois primeiros elementos são para gerar a reflexão a partir do passado e fazer um balanço e o último é para pensar e construir o futuro”, explicam.

A intenção é, portanto, reunir não só mulheres que estão no movimento desde o início, mas também novas feministas para, juntas, analisarem os 30 anos de feminismo na região e proporem estratégias de luta diante da realidade latino-americana e caribenha.

Colômbia

OXII Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro no Crowne Plaza Hotel Tequendama, em Bogotá, Colômbia.

A escolha do país anfitrião do evento ocorreu no XI Encontro, realizado em 2009, no México. Na ocasião, as participantes decidiram que o XII Encontro seria na Colômbia, país que realizou o I Encontro Feminista Latino-Americano em 1981.

Inscrições e mais informações em: http://www.12encuentrofeminista.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário