quinta-feira, 24 de junho de 2010

Número de mortos pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco chega a 45

Evaristo SA / AFP Photo

Evaristo SA / AFP Photo / Moradores locais buscam objetos pessoais em área afetadas pelas chuvas em Branquinha, Alagoas Moradores locais buscam objetos pessoais em área afetadas pelas chuvas em Branquinha, Alagoas
Desastre natural


Corpo de homem de 26 anos foi encontrado em Vitória de Santo Antão (PE). Em Alagoas, foram registrados 29 óbitos nos últimos dias

23/06/2010 | 21:33 | G1/Globo.com

Subiu para 16 o número de mortos em Pernambuco por causa das chuvas, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil na noite desta quarta-feira (23). Em Alagoas, a chuva causou 29 mortes. Assim, o número total de óbitos nos dois estados chega a 45.

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, o corpo de um homem de 26 anos foi encontrado no município de Vitória de Santo Antão. O estado tem cerca de 17,8 mil desabrigados e outros 24,5 mil desalojados.

No total, 54 municípios foram afetados pelas chuvas. Nove decretaram estado de calamidade pública e outros 30 estão em situação de emergência. Não há números oficiais de desaparecidos.

Alagoas

O estado registra 29 óbitos e cerca de 600 desaparecidos. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, no fim da tarde desta quarta-feira, mais de 181 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Ainda segundo a Defesa Civil, Alagoas tem mais de 26 mil desabrigados e 47 mil desalojados. Pelo menos 15 municípios decretaram calamidade pública.

Chuvas afetam telefonia

Os serviços de telefonia em diversas cidades ns dois estados foram afetados. Os problemas foram registrados a partir da sexta-feira (18), mas ainda há pontos com dificuldade de comunicação, como Branquinha e Santana do Mundaú, em Alagoas.

Escolas

As chuvas também provocaram a antecipação das férias escolares de julho. Em Alagoas, as férias serão antecipadas nas escolas avariadas e naquelas que servem de abrigo para vítimas das chuvas, segundo a secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Em Pernambuco, a secretaria de Educação autorizou a antecipação do início do recesso em 43 escolas de cidades afetadas pelas fortes chuvas. Parte das escolas foi atingida pelas enchentes e outra parte serve como abrigo para as vítimas.

Abastecimento

Moradores das cidades afetadas pelas chuvas em Alagoas enfrentam a falta de água e de energia elétrica. Nesta quarta-feira (23), segundo as companhias estaduais de abastecimento, pelo menos 100 mil pessoas estão sem água e mais de 25 mil casas estão sem luz no estado.

Fonte gazeta do Povo 24 de junho de 2010 às 08:54h

Nenhum comentário:

Postar um comentário