quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 15:15:26

Prêmio Zumbi dos Palmares contempla personalidades em Foz


Foram entregues no fim de semana, no Hotel Bella Itália de Foz do Iguaçu, as estatuetas da terceira edição do Prêmio Zumbi dos Palmares. A premiação é destinada a pessoas que trabalham em prol das manifestações do negro na sociedade e reuniu estudantes, professores, personalidades e familiares.
Foram agraciados com o troféu este ano: Professor Aristóteles Silveira (colaborador no Centro de Sócio Educação/CENSE), Luisinho do Cavaco (compõe samba enredos em escola de samba no Porto Meira), Professor Reginaldo da Silva (colaborador no Núcleo Regional de Ensino de Foz do Iguaçu).
Wellington (arquiteto e professor) e professora Aparecida Maria Isabel de Souza, aposentada que atuou muitos anos no magistério na Escola Bartolomeu Mitre. Também recebeu o prêmio relativo ao ano passado, a Tia Maria (Maria Helena Rodrigues Vaz). "O movimento existe para exaltar os negros que são destaques na sociedade iguaçuense e que não ficam só no passado lamentando os acontecimentos ruins, mas lutam para mudar a imagem do negro", afirma o artista plástico e relações públicas do movimento Quilombo Livre, Francisco Insfran Ruivo.
Segundo Insfran, os contemplados foram eleitos por meio de uma urna de votação em aberto que esteve de 13 de maio a 25 de novembro na Casa do Teatro.
A premiação organizada pelo atleta Robson Douglas quer valorizar e incentivar a cultura negra no município. Para a professora Mauricéia de Lima Oliveira, da Escola Mariano Paganoto, no Jardim Petropólis, “o movimento negro e a sua cultura devem ser valorizados e cultivado entrte as crianças. É um assunto que deve ser amplamente discutido”, destacou.
Concurso de desenhos – Um dos destaques da edição deste ano foi o concurso de desenhos promovido concomitante a eleição das personalidades. A proposta era criar um desenho refletindo a pergunta “Como você vê o negro na sociedade?”. O desenho eleito vencedor seria escolhido para ilustrar a sestatuetas do prêmio deste ano, esculpidas por Francisco Insfran Ruivo.
A vencedora foi à aluna Daniele da Silva Zilli, de 12 anos, da sexta série do Colégio Carlos Zewe Coimbra, de Santa Terezinha de Itaipu. “Desenhei uma negra baiana. Todo mundo fala que eu desenho bem, já eu não acho. Desenho só de vez em quando”, disse um tanto envergonhada e mantendo a modéstia.
Daniele Zilli foi bastante aplaudida no evento e levou uma das estatuetas esculpidas com seu desenho para casa. A escola foi agraciada com um troféu, o mesmo oferecido as crianças que ficaram em segundo e terceiro lugar no concurso, das escolas Carlos Zewe Coimbra e da Ipê Roxo, de Foz do Iguaçu.
Para este concurso, puderam se inscrever crianças da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu e região. Foram 50 desenhos inscritos das cidades de Foz do Iguaçu, Missal e Santa Terezinha. Todos os alunos que se inscreveram com um desenho receberam uma medalha. A iniciativa do Movimento Quilombo Livre tem o apoio do Hotel Bela Itália, Dourado Pesca e da RD Sport.












Imagens para Noticia













FONTE :http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/Portal/Noticias/wfrmVisualizaNoticia.aspx?IdPagina=10&IDNoticia=29413

Nenhum comentário:

Postar um comentário