segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O recado do Barbosa foi para quem?

Por Jorge Serrão

“O Poder Judiciário tem uma parcela grande de responsabilidade pelo aumento das práticas de corrupção em nosso país. A generalizada sensação de impunidade verificada hoje no Brasil decorre em grande parte de fatores estruturais, mas é também reforçada pela atuação do Poder Judiciário, das suas práticas arcaicas, das suas interpretações lenientes e muitas vezes cúmplices para com os atos de corrupção e, sobretudo, com a sua falta de transparência no processo de tomada de decisões. Para ser minimamente eficaz, o Poder Judiciário brasileiro precisaria ser reinventado”.

Talvez nem um crítico tão feroz do Judiciário brasileiro conseguisse ser tão contundente quanto foi o autor dessas palavras entre aspas, em entrevista à repórter Carolina Brígido, publicada na edição de domingo de O Globo. O interessante seria analisar: por que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Benedito Barbosa Gomes, de 55 anos, que tem mestrado em Direito do Estado, foi tão crítico com o Judiciário ao qual serve? Por que Joaquim foi tão enfático em afirmar que o “Judiciário tem parcela grande de responsabilidade pelo aumento da corrupção em nosso País"?

Joaquim Barbosa reclamou que a impunidade é hoje problema crucial do País. “A impunidade no Brasil é planejada, é deliberada. As instituições concebidas para combatê-la são organizadas de forma que elas sejam impotentes, incapazes na prática de ter uma ação eficaz”. O próprio O Globo recorda que, há dois anos, Joaquim Barbosa ganhou notoriedade por relatar o processo do mensalão do PT e do governo Lula. Em 2009, convenceu os colegas a abrir processo contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) para apurar se ele teve participação no mensalão do PSDB mineiro.

Será que Joaquim soltou o verbo porque anda sofrendo pressões em função dos “mensalões” – que são casos politicamente programados para dar em nada para a maioria dos envolvidos? Fica difícil acreditar que o ministro do STF tenha feito uma crítica tão contundente apenas para fazer média com a mídia. Por isso, vale perguntar: Para quem foi o recado de Barbosa?


Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total:
www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 4 de Janeiro de 2010.

Um comentário:

  1. oi Nina.. que em 2010 possamos melhorar o mundo em que vivemos...
    abração...

    ResponderExcluir