sábado, 10 de dezembro de 2011

II Conferência de Políticas para as Mulheres: Propostas e questões para o debate

E-mailImprimirPDF

enamb-kristina-2peqLEIA A Revista ARTICULANDO a Luta Feminista nas Políticas Públicas, da Articulação de Mulheres Brasileiras, edição de dezembro de 2011. APRESENTAÇÃO: O espaço das Conferências de Políticas é para nós da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) não apenas o lugar de construção e negociação de políticas públicas entre governos e sociedade, mas também um espaço legítimo de interlocução crítica entre mulheres feministas e destas com os governos sobre as políticas realmente existentes, seus efeitos e impactos positivos e negativos na vida das mulheres.

Para nós, as Conferências são também um processo político por meio do qual organizamos e negociamos com outras mulheres, de diversas organizações sociais e movimentos de mulheres, nossas demandas e prioridades frente à responsabilidade dos governos para com a redução das desigualdades.

Dada a importância que conferimos às Conferências para a luta feminista nas políticas públicas, reconhecemos que precisamos refletir mais sobre os limites destes espaços, os riscos de burocratização do movimento e de perda de sentido de ação contra hegemônica. Contudo, frente o cotidiano de desigualdades, de raça, gênero, classe, que se concretizam em cada uma das vidas das mulheres, insistimos, mais uma vez, e ainda esta vez, em atuar em defesa das mulheres na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Desde 2004, quando aconteceu a I CNPM, a AMB edita documentos de debate e orientação para ação nas etapas municipais e estaduais das Conferências e publica esta revista para a Conferência Nacional.

Este número traz uma inovação em relação aos outros, mas mantém a linha editorial de apresentar na forma de textos as discussões que viemos acumulando no processo de preparação da Conferência e em nossos próprios fóruns de debate feminista e nos movimentos sociais.

A revista apresenta inicialmente dois textos de Contextualização desta Conferência. Na segunda parte consolida e apresenta as Propostas de Políticas para vários eixos do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres – PNPM. Na terceira parte apresenta Documentos de Posição dos quais somos autoras e signatárias e que foram produzidos ao longo deste primeiro ano do governo Dilma. E por fim traz alguns textos de Contribuição aos Debates, também produzidos por integrantes e militantes da AMB, como contribuição ao debate de temas relevantes para a conjuntura em que se realiza esta III CNPM. Entre estes textos estão alguns dos indicativos do II Encontro Nacional da AMB, uma contribuição de quase 900 mulheres que ali estavam presentes.

Esperamos que esta revista seja um instrumento útil nos trabalhos de grupos e plenárias, na negociação e interlocução da AMB com as delegadas de organizações de mulheres e delegadas governamentais da III CNPM. Contamos que a leitura contribuirá com nossa formação política feminista.

Fonte:http://www.feminismo.org.br/livre/index.php?option

Nenhum comentário:

Postar um comentário