quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Oficina Formação de Facilitadores de Museus Comunitários

Sob Coordenação de Teresa Morales e Cuauhtémoc Camarena, ambos da UMCO/México aconteceu, na manhã deste dia 2 de novembro, a Oficina Formação de Facilitadores de Museus Comunitários.

Oficina é parte da programação da II Jornadas Formação em Museologia Comunitária, que segue até amanhã.
Abaixo, você confere algumas fotos.







II Jornadas Formação em Museologia Comunitária destaca Hugues de Varine

Condições para a participação de comunidades organizadas nos processos de desenvolvimento. Este foi o tema que Hugues de Varine tratou durante sua palestra no segundo dia da II Jornadas de Formação em Museologia Comunitária, que acontece no Hotel Morotin até o dia 03 de novembro. Varine falou para cerca de 60 pessoas, vindas de diversos estados brasileiros e até mesmo do exterior.

Dentre os assuntos abordados, o mais enfatizado foi o problema de sustentabilidade enfrentado pelos ecomuseus e museus comunitários. Varine ressaltou conceitos como legitimidade, visibilidade e credibilidade, que se traduzem em formas de manter essas instituições de maneira sistemática e organizada.

Outro ponto destacado foi a importância do acesso à informação. Para ele, as informações devem ser difundidas por toda a comunidade. Entretanto, antes da divulgação, é preciso um tratamento, para que o público decodifique a mensagem de maneira correta.

Fonte:http://museutrezedemaio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário