terça-feira, 19 de julho de 2011

DIA DO HOMEM: Data é pretexto para conscientização sobre saúde masculina

Iuri Guerrero- Agência do Rádio 16/07/2011

Versão para Impressão Áudio --- Kbytes

Tempo de áudio - 3min32seg

LOC/REPÓRTER: Nesta sexta-feira foi comemorado o Dia Nacional do Homem. Todos estão acostumados a celebrar o Dia Internacional da Mulher com grandes campanhas publicitárias contra o câncer de mama ou pelo fim da discriminação contra o sexo feminino. Mas o homem também tem um dia especial. Os objetivos principais dessa data são chamar a atenção da população para a saúde masculina, promover a igualdade de gêneros e celebrar o papel masculino. No entanto, a data naturalmente acaba gerando polêmica. Para a assessora do Cfemea - Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Ana Claudia Pereira, o Dia Nacional do Homem não é motivo para comemoração.

TEC/SONORA: Assessora do Centro Feminista de estudos e assessoria, Ana Claúdia Pereira

"Como tem dia da mulher, a igualdade seria ter o dia do homem, mas isso é uma grande distorção porque o Dia das Mulheres, o dia oito de março, são datas de afirmação. O feminismo é uma luta de afirmação, de uma contestação de uma ordem desigual. Não é uma luta pela supremacia da mulher pela opressão dos homens. Pelo contrário, é uma luta pela igualdade. Eu acho que a sociedade que nós queremos é uma sociedade em que todo dia é dia de todas as pessoas e não de um grupo privilegiado".

LOC/REPÓRTER: Para o estudante de publicidade da Universidade de Brasília, Daniel Gonçalves, de 26 anos, o Dia do Homem é uma redundância.

TEC/SONORA: Estudante - Daniel Gonçalves

"Eu acho que é praticamente desnecessário, que praticamente todo o dia é dia do homem. É surpresa de especificar um dia para comemorar. Eu acho que é um dia como outro qualquer".

LOC/REPÓRTER: A assessora do Centro Feminista de Estudos, Ana Claúdia Pereira, não acredita na pertinência da comemoração e reafirma as diferenças entre homens e mulheres na sociedade.

TEC/SONORA: Assessora do Centro Feminista de estudos e assessoria, Ana Claúdia Pereira

"Essa idéia de ter dia do homem, acredito que está muito mais ligada a uma visão distorcida. Porque os homens, na verdade, quando a gente vai olhar para todos os dados que a gente tem sobre a população, condições sócio-econômicas, qualidade de vida, os homens estão muito melhores. Nenhum país tem IDH tão bom para as mulheres quanto tem para os homens".

LOC/REPÓRTER: Para a professora do departamento de psicologia da Universidade de Brasília, Lourdes Bandeira, essa data é apenas um pretexto para conscientizar os homens, principalmente sobre a saúde.

TEC/SONORA: Professora - Lourdes bandeira

"Há uma geração de homens jovens, a partir dos trinta anos, que tem sofrido muitas mudanças, que tem deixado de ser uma geração conservadora, para se tornar uma geração mais voltada para uma condição de igualdade em relação à mulher, para ser uma geração mais voltada para ter mais condições de saúde, para ter um corpo mais adequado, para ter mais práticas esportivas, ecológicas, etc. Desse ponto de vista, que não seja apenas uma data comercial, é importante".

LOC/REPÓRTER: O urologista Antônio Carlos Miletto ressalta a verdadeira importância da data.

TEC/SONORA: Médico Antônio Carlos Miletto

"Visa a prevenção de doenças que acabam acometendo, tais como câncer de próstata, doenças sexualmente transmissíveis e problemas renais. A gente observa que as mulheres fazem a prevenção desde a adolescência, e nesse exame preventivo se consegue evitar várias patologias. O homem era avesso a fazer o exame preventivo.

LOC/REPÓRTER: O Dia do Homem é comemorado desde 1999 em mais de quarenta países. No Brasil, ele é celebrado no dia 15 de julho. No resto do mundo, em 19 de novembro.

Reportagem, Iuri Guerrero

http://www.agenciadoradio.com.br/noticia.php?codigo_noticia=PBRA110029

Fonte:http://www.feminismo.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário