terça-feira, 4 de maio de 2010


Christian Rizzi/Agência de Noticias Gazeta do Povo
Christian Rizzi/Agência de Noticias Gazeta do Povo / Lula durante encontro com o presidente Lugo (esq.) e o senador Robert Acevedo (de camisa azul), vítima de atentado em Ponta Porã Lula durante encontro com o presidente Lugo (esq.) e o senador Robert Acevedo (de camisa azul), vítima de atentado em Ponta Porã
Segurança
Fronteira terá bases especiais contra o tráfico

Lula e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, se encontram em Ponta Porã (MS), cidade aterrorizada pela ação de narcotraficantes
Publicado em 04/05/2010 | Denise Paro, enviada especial



A criação de bases policiais em 11 estados brasileiros situados em regiões de fronteira é a resposta momentânea do Brasil para endurecer o combate ao tráfico de armas, drogas e o contrabando. O anúncio foi feito ontem durante encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fer­­nando Lugo em Ponta Porã (MS), vizinha a Pedro Juan Ca­­ballero, Paraguai.




Para o presidente Lula, a luta não é fácil porque hoje o narcotráfico tornou-se uma or­­gani­­zação poderosa com infiltração na política, na indústria e na justiça. “Todos nós sabemos que o narcotráfico é uma multinacional poderosa. Se não fosse assim, países poderosos, como os EUA e a União Europeia, já ti­­­­ nham ba­­nido as drogas”, diz.

Divulgação / Ministério da Justiça
Divulgação / Ministério da Justiça / Ministério da Justiça divulgou os uniformes que devem ser usados pelos policiais de fronteira Ampliar imagem

Ministério da Justiça divulgou os uniformes que devem ser usados pelos policiais de fronteira

* Saiba mais
* Linha de transmissão depende do Mercosul
* Paraná ainda não aderiu à Polícia de Fronteira

Extradição

Brasil avaliará refúgio a paraguaios, diz presidente

A concessão de refúgio no Brasil para três paraguaios acusados de crimes e sequestros entrou em pauta no encontro dos presidentes ontem em Ponta Porã. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que tocou no assunto com Fernando Lugo e manteve a posição brasileira. Segundo ele, o Brasil vai analisar novas provas que o Paraguai apresentará para reavaliar a concessão do refúgio. Lula também enfatizou que durante as investigações feitas, o Brasil não encontrou provas que incriminassem os três paraguaios. O presidente Lugo disse que pretende aceitar a posição do Brasil.

Os refugiados são Juan Arrom, Anuncio Mar­­tí e Victor Colmán. Eles são acusados de sequestros e de integrarem o Exército do Povo Paraguaio (EPP), grupo armado que está sendo procurado pelo governo do Paraguai. Dois refugiados, Juan Amarron e Victor Colmán, vivem em Curitiba.

No Paraguai, Arrom Colmán e Martí são acusados de sequestrar e matar Cecilia Cubas, filha do ex-presidente Raúl Cubas, entre outros crimes. Os três fugiram para o Brasil em 2004 e ganharam status de refugiados concedido pelo Ministério da Justiça.

De acordo com o presidente, pela extensão territorial do Bra­­sil, o investimento na segurança deve ser muito mais de inteligência. Além da repressão policial, também é preciso fazer um combate duro aos consumidores de droga. Segundo Lula, o governo já investiu cerca de R$ 6 bilhões para coibir o crime organizado no país.

Os presidentes encontraram-se no fim da manhã em uma praça situada na linha de fronteira, na Avenida Marechal Flo­­ria­­no, lado brasileiro, em frente de um hotel cassino, no lado paraguaio. Lá, eles descerraram uma placa que sela a amizade dos dois países.

Depois tiveram um encontro a portas fechadas no Batalhão do Exército e finalizaram o trabalho com uma reunião no Centro de Convenções de Ponta Porã. O senador liberal paraguaio Robert Acevedo, sobrevivente de um atentado há uma semana, participou dos eventos.

Logística

Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Telles Barreto, cada ba­­se policial, chamada de Polí­­cia de Fronteira (Pefron), será for­­mada por 46 agentes. O go­­ver­­no pretende investir R$ 56 mi­­lhões no projeto, que de acordo com o mi­­nistro sairá do papel ain­­da nes­­te ano.

Alguns policiais já estão sendo treinados em Brasília. O trabalho será feito de forma integrada com corporações federais e as polícias civis e militares dos estados e tam­­bém terá cooperação de países vizinhos. As bases se­­rão equipadas com lanchas, caso se­­ja necessário, e terão à disposição o Avião Não Tri­­pulado (Vant), uma aeronave sem piloto com capacidade para iden­­tificar com precisão placas de veículos e a movimentação de mercadorias ilícitas. O Vant está sendo tes­­tado e já tem uma base no município de São Miguel do Iguaçu, a 45 quilômetros de Foz do Iguaçu.

Fote , gazeta do povo 04/05/10 às 07:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário