29/05/2011 - 13:28h Editor: Liliane Dias / Repórter: Maicon Cubilla |
Na última sexta-feira (27), a vice-presidente do Conselho da Comunidade, Nila Leite, esteve participando da entrega simbólica dos Kits de higiene que serão doados as presidiárias da Cadeia Pública. A iniciativa partiu dos alunos do Curso de Direito do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ), que foram pessoalmente fazer a entrega dos produtos. Na ocasião, os alunos também puderam discutir experiências de vida e o trabalho desenvolvido pelo Conselho da Comunidade, além de visitar as dependências do prédio que abriga o Fórum Estadual de Justiça. Para os participantes, a experiência foi enriquecedora. "Valeu a pena, pois abriu nossos olhos para a realidade social e nos incutiu a importância de se fazer algo para ajudar", afirmou o estudante do primeiro semestre do curso de Direito, Marcio Barreto. De acordo com a vice-presidente do Conselho, o mais importante foi à troca proporcionada pelo contato com os alunos. "Através de ações como essa, as entidades estudantis buscam aproximar a universidade da sociedade e criar uma nova cultura de recepção que deixa um pouco de carrinho, amor e dignidade para as presas", conclui Quem quiser colaborar com doações de produtos de higiene, limpeza e até mesmo livros, podem procurar o Conselho da Comunidade no Fórum Estadual de Justiça, das 12h às 18h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3026-1645. |
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Acadêmicos entregam material de higiene para presidiárias
sexta-feira, 20 de maio de 2011
13 DE MAIO
Abolição da Escravatura no Brasil
O movimento Quilombo Livre de Foz do Iguaçu teve bons motivos para comemorar e dividiu a comemoração com os alunos do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, na região do grande Porto Meira,
Hoje os adolescentes que são aliciados para um novo modelo de navio negreiro e acabam sendo vitimas da exploração sexual, criminalidade e como antes continuam mutilados e perdendo a vida. O movimento Quilombo Livre mostrou aos jovens que hoje ser negro não é ter a pele escura, porque alguns adolescentes têm medo, receio ou vergonha de sair da “senzala” que é o bairro onde vivem o que gera o preconceito social e a dificuldade de conseguir um emprego devido a sua moradia, o que evidencia o mesmo drama que a mais de 120 anos os negros viviam, sendo que hoje só mudaram a cor dos escravos e o jeito de serem escravizados, ou seja, escravos informatizados.
las
terça-feira, 17 de maio de 2011
Evento 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Conforme deliberado na ultima reunião da Rede Proteger (29-04-2011), ressalvo que todas as instituições integradas a Rede Proteger juntamente com a Itaipu Binacional estejam engajadas nas atividades do 18 de Maio - Mobilização para Sensibilização da População sobre o 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que se realizarão nos dias 18 e 19 de maio.
Cabe ainda ressaltar que no dia 18 de maio será colocado um banner no viadulto da BR-277 sobre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves , pois é considerado um local estratégico para divulgação de ações contra qualquer tipo de violência, trabalho e exploração sexual de menores.
Segue abaixo a programação do evento.
Programação 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes Data: 18 de Maio
1ª Atividade – Mobilização realizada junto à população da tríplice fronteira distribuindo materiais com informações sobre o 18 de Maio.
Local – Ponte da Amizade – terá 200 adolescentes dos projetos das instituições da Rede Proteger distribuindo folder, boton com filipeta para as pessoas. Os representantes das instituições da Rede estarão presentes na organização e também ajudando na divulgação dessa questão.
Horário – 9h às 12h
Musica – Banda da Guarda Mirim - 9h
2ª Atividade - Mobilização realizada junto aos empregados da Itaipu sobre o 18 de Maio.
Local – Barreira da Itaipu Binacional – terá 200 adolescentes dos projetos das instituições da Rede Proteger divulgando por meio de folder também, porta cartão, boton com filipeta para os empregados e empregadas da Itaipu.
Horário – 12h30 às 14h
Musica – Banda da Guarda Mirim - 13h
Data: 19 de Maio
1ª Atividade - Distribuição de materiais com informações sobre o 18 de Maio.
Local – EADI SUL – terá 50 adolescentes dos projetos das instituições da Rede Proteger distribuindo folder, boton com filipeta para as pessoas. Os representantes das instituições da Rede estarão presentes na organização e também ajudando na divulgação dessa questão.
Horário – 17h às 19h
Atenciosamente,
------------------------------------------
Simone Gonçalves Pereira
AS. GB/FI - Centro Executivo
ITAIPU BINACIONAL
(045) 3520-5289
terça-feira, 10 de maio de 2011
Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres
A Cunhã, em parceria com o NIPAM/UFPB o Núcleo de Estudos em Gênero Flor e Flor/UEPB apresenta o Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância
A Cunhã - Coletivo Feminista, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o Núcleo de Estudos em Gênero Flor e Flor, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), convidam estudantes de graduação das áreas de Saúde, Educação, Serviço Social, Ciências Sociais, Psicologia, Direito e Comunicação Social, profissionais e/ou gestores que atuam em órgãos de políticas públicas e ativistas dos movimentos sociais e demais interessadas(os) a se inscrever no Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância (EAD).
O Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância tem como objetivoscontribuir para a capacitação na temática dos direitos reprodutivos, ampliando o conhecimento sobre a realidade das mulheres e a violação de seus direitos neste campo e promover o debate sobre os papéis do Estado, sobretudo no campo das politicas públicas, e da sociedade civil organizada e outros sujeitos frente à criminalização das mulheres que recorrem ao abortamento no Brasil.
O Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância será coordenado pela Cunhã, em parceria com o NIPAM/UFPB o Núcleo de Estudos em Gênero Flor e Flor/UEPB.
O Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância oferecerá um total de 150 vagas e terá carga horária total de 170 horas, sendo ministrado durante os meses de junho a setembro de 2011. Além das atividades online, o curso contará com três encontros presenciais, que acontecerão em João Pessoa e Campina Grande. A coordenação do curso se isenta de arcar com despesas de deslocamento dos cursistas de outros municípios e/ou estados para participação nos encontros presenciais.
Para a inscrição no presente processo seletivo, a(o) candidata(o) deverá ter concluído o ensino médio, ser graduando ou graduado dos cursos de Serviço Social, Direito, Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Comunicação Social, ou da área de saúde, estar inserido em mecanismo de políticas públicas, participar de movimento social ou ter interesse no tema.
Ao se inscrever, a(o) candidata(o) deverá declarar conhecer e aceitar as condições estabelecidas neste Edital do Curso de Extensão Gênero, Direitos Reprodutivos e Autonomia das Mulheres – Modalidade Educação à Distância, das quais não poderá alegar desconhecimento.
As inscrições para o referido processo seletivo estarão abertas no período de 06 a 20 de maio de 2011. O/a interessado/a deverá enviar para e-mail cunhan@cunhanfeminist.org.br uma carta de intenção, com no máximo 36 linhas, fonte Arial 12, espaço 1,5, justificando o interesse no curso, as expectativas com relação ao curso e a ficha de inscrição anexa preenchida. Solicitamos que a (o) candidata(o) informe ainda se tem conhecimento prévio de ferramentas de internet, especialmente no que se refere à Modalidade Educação à Distância (EAD. Esta última informação irá colaborar com o primeiro módulo do curso, que visa capacitar tecnicamente as(os) cursistas na utilização da plataforma moodle.
A lista com o resultados do Processo Seletivo dos candidatos(as) selecionados(as) será disponibilizada no blog da Cunhã (www.cunhanfeminista.org.br ) e no portal da UFPB (V. com Glória) a partir do dia 27 de maio de 2011. As (Os) candidatas(os) selecionados receberão um e-mail de comunicação da coordenação do curso com orientações sobre os procedimentos de matrícula.
A (O) candidato(a) cuja classificação final estiver dentro do limite de vagas deverá efetuar sua matrícula, em João Pessoa, na sede da Cunhã e em Campina Grande na sede do Núcleo de Estudos Flor e Flor até 31/05/2011. A matrícula será efetuada mediante pagamento de taxa no valor de R$ 10,00 (dez reais). No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar diploma de ensino médio ou graduação, CPF e documento de identidade.
Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do curso.
Maria Lúcia Lopes de Oliveira
Cunhã Coletivo Feminista
Gloria Rabay
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Idalina Maria Freitas Lima Santiago
Núcleo de Estudos em Gênero Flor e Flor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Congresso terá comissão de inquérito para casos de violência e omissão contra a mulher
Na quarta-feira desta semana, a sessão conjunta do Legislativo deve receber o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que tem objetivo de apurar os casos de violência e omissão no atendimento às mulheres.
Para a deputada Janete Pietá (PT/SP), que é coordenadora da bancada feminina da Câmara, não basta apenas confiar em leis de proteção à mulher. "Nós temos a Lei Maria da Penha, que é uma das leis consideradas mais bem escritas em nível mundial. E, no entanto, o que assistimos é que as mulheres têm sido mortas pela questão de decidirem sobre sua vida. O caso daquela cabeleireira em Belo Horizonte, que procurou a delegacia da mulher e foi morta. O caso da Mércia, em Guarulhos. O caso da Elisa, que até hoje não se encontrou o corpo" explicou a parlamentar.
O trabalho da comissão também será o de apresentar políticas públicas, como explica a senadora Ana Rita (PT/ES), uma das responsáveis pelo requerimento. "A CPI se propõe, a partir desse conhecimento, a sugerir políticas públicas, propor alternativas para que esse atendimento possa ser mais qualificado e possa atender a mulher da melhor maneira possível, evitando, assim, que ela venha a morrer por algum motivo" afirmou a senadora.
O pedido para criação da Comissão tem o apoio de aproximadamente 300 parlamentares. De acordo com estatísticas apresentadas pelo requerimento, em um ranking de 73 países, o Brasil aparece em 12ª lugar em número de homicídios contra mulheres. (Janary Damacena – Portal PT).
FONTE:http://soundcloud.com/ptbrasil5/congresso-ter-comiss-o-de-inqu
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Vereador de Foz é suspeito de ter "gato" de luz em casa
|
domingo, 1 de maio de 2011
Projeto "Plugado - Canais Ligados na Cultura!" recebe prêmio nacional de Direitos Humanos
|
Governador sanciona novo piso regional do Paraná no Dia do Trabalhado
R$ 817,78 30/04/2011 - 10:57h / Fonte: AEN |
O governador Beto Richa sanciona neste domingo (1°), às 15 horas, o novo salário mínimo regional, aprovado esta semana pela Assembleia Legislativa. O ato de assinatura ocorrerá durante a comemoração do Dia do Trabalhador promovida pela Força Sindical do Paraná, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba. |