sábado, 31 de outubro de 2009

Estupro coletivo de menina de 15 anos choca americanos

Três menores estão sendo indiciados como adultos


Três menores de idade estão sendo indiciados como adultos por agredir e estuprar uma menina de 15 anos em uma escola no Estado americano da Califórnia, em um caso que chocou a cidade de Richmond.

Os jovens de 15, 16 e 17 anos foram acusados formalmente nesta quarta-feira e podem pegar até prisão perpétua, se considerados culpados, segundo informações do jornal San Francisco Chronicle.

O caso chocou os americanos pela brutalidade. A menina teria sido estuprada por até dez jovens durante uma festa na escola Richmond High School, na cidade de Richmond, próxima a San Francisco.

Além de abusada sexualmente, ela foi agredida e roubada. Alguns dos agressores tiraram fotos com telefone celular.

Passeata

Segundo relatos, dezenas de pessoas testemunharam o estupro, que aconteceu no final de semana passado, e não fizeram nada para ajudar a jovem. A polícia só foi informada depois que uma mulher ouviu dois jovens comentarem, aos risos, o estupro.

A polícia encontrou a vítima em uma mesa de piquenique no lado de fora da escola. Ela ainda está internada no hospital, mas sem ferimentos graves.

Outros dois envolvidos - de 19 e 21 anos - também foram detidos. Um deles já foi indiciado, segundo o San Francisco Chronicle. As autoridades ofereceram até US$ 20 mil por informações que ajudem a incriminar os envolvidos.

Na quarta-feira, cerca de 200 estudantes, professores e líderes comunitários fizeram uma passeata em frente à escola para protestar contra a violência. Algumas alunas já pediram transferência da escola devido ao caso.

O policial que cuida do caso disse que está horrorizado.

"Isso foi um ato bárbaro", disse Mark Gagan. "Eu ainda não consigo entender que várias pessoas viram, abandonaram o local ou participaram da agressão. É um dos casos mais perturbadores em meus 15 anos como policial."

A polícia ainda está tentando determinar com precisão quantas pessoas participaram do estupro.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=188673 31/10 22:00h

Aluna é humilhada na Uniban por estar de mini saia

Uma aluna da Uniban (São Bernardo do Campo – SP) chegou com pouca roupa na universidade e foi “expulsa” pelos alunos do local. É claro, como hoje em dia todo celular tem uma câmera, filmaram e jogaram no Youtube. Deu até polícia!

O vídeo é revoltante. É na mão desses jovens estudantes que reside o futuro do Brasil.

Segundo o G1 apurou, ela estava com um micro vestido rosa, curtíssimo. Um grupo de alunos começou a provocar a menina e a xingar. A situação foi se agravando, os alunos se aglomeravam nos corredores para vê-la, até que estudante ligou para a PM.

Os policiais a escoltaram até a saída da universidade. No vídeo, você vê o momento que isso acontece, com a tal aluna já vestida com um jaleco branco e sendo xingada de **** em coro.

fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091029155636AA8mFhq 31/10 22:00h

Imagens da aluna sendo expulsa da UNIBAN e opinião de Marcelo Soares

Foto:Print do vídeo Aluna é escoltada e sai da faculdade aos gritos de palavrões dos seus colegas

Aluna é escoltada e sai da faculdade aos gritos de palavrões dos seus colegas













O canal VOOZ divulgou matéria sobre o caso da aluna que foi expulsa da faculdade e quase estuprada por usar uma minissaia. Um aluno da Uniban postou um vídeo no Youtube e o jornalista Marcelo Soares da MTV postou em seu blog sua opinião pessoal sobre o caso. Veja o vídeo no Youtube e leia o artigo do jornalista. Emita sua opinião.

Como você avalia a atitude dos alunos desta faculdade? A vooz é sua agora.

O que é que a loira da Uniban tem a ver com a política? Saiba aqui

Por Marcelo Soares da MTV

Ando meio sumido, mas não abandonei o blog. É o excesso de trabalho, mesmo.

Chegou hoje ao meu conhecimento um caso bizarro, muito bizarro. Ficou entalado na garganta.

Na semana passada, uma estudante de Turismo da Uniban - uma universidade particular, popular, em São Paulo - resolveu ir à aula vestida com trajes sumários, muito reveladores. Ao subir a escada rolante, rapazes teriam começado a disparar gracinhas contra ela. A coisa foi ganhando volume (duplo sentido, por favor) e lá pelas tantas já tinha cara falando em ESTUPRAR a menina. Parou a Uniban. Literalmente.

Um dos vídeos feitos no celular mostra uma aluna dizendo que todo mundo queria ver "a puta da faculdade". A garota precisou se esconder numa sala de aula e precisou a polícia militar ir lá para tirá-la em segurança. Ela saiu sob gritos de "puta, puta". Ninguém analisou isso melhor que o Boteco Sujo .

(Cá pra nós: não sei se era ou não essa a profissão dela, mas e daí se fosse? Não seria a primeira e nem a última numa faculdade. Se era, não era a única. No meio da multidão toda que parou a Uniban devia ter algumas que realmente eram, mas na moita. A profissão delas tira o direito de estudar? Eu acho que não. E especialmente acho que não é motivo pra linchamento moral.)

Aluna sai da faculdade escoltada por vários policiais e "linchada" moralmente por seus colegas

Repare bem: não era um tribunal islâmico como os da Somália, onde mulheres são condenadas a morrer a pedradas por cometer adultério. Não era o Sudão, onde mulheres são condenadas a tomar 20 chibatadas por usar roupas impróprias (no caso, calça comprida). Não: estávamos em São Paulo, a cidade mais rica do Brasil. Num ambiente universitário, teoricamente. Mas o espírito de manada é sempre mais forte que a razão.

Da mesma forma como num estádio todo mundo sabe exatamente que hino cantar em louvor ao seu time, na Uniban todo mundo sabia que devia ser moralista - inclusive os sujeitos que se viam no direito de querer estuprar uma moça cujo único problema era ter um gosto supostamente duvidoso no trajar. Se ela vai à aula exibindo o útero, o mau gosto é dela - e há jeitos e jeitos de avisar se isso não for adequado. Se a universidade pára pra linchá-la moralmente por ir vestida desse jeito, o problema é outro. Isso é o que eu chamo de MORALISMO DE MÃO CABELUDA.

O melhor exemplo disso é o do sujeito que postou o vídeo "Puta sendo expulsa da Uniban" (na verdade, ela foi escoltada, não expulsa). Quando apareceu na longa lista de comentários do vídeo uma moça dizendo ser a que causou o tumulto, ele foi lá postar no perfil dela: "linda vc e corpao vc tem isoo sem duvida...?" Ué: o cara é um moralista, que comemora que a "puta" seja expulsa, ou um malandro, que quer tirar uma casquinha? Pessoalmente, acho que a diferença entre o moralista e o malandro é apenas a sinceridade.

Amigos leitores, eu lhes confesso que tenho um medo filosófico de multidões. Numa multidão, é perigoso pensar por conta própria. Age-se por instinto de manada. Se você estivesse lá na Uniban naquele dia, você vaiaria a "puta" ou levantaria o dedo perguntando "peraí, mas ela é culpada de quê, mesmo?"

Isso tem tudo a ver com o debate político. Já reparou como político nenhum afirma ser de direita e até o Sarney virou um expoente da esquerda brasileira, com direito a ser defendido pelo Lula? Mais ainda: já reparou como todo político é gente boa, no discurso?

Moralismo insufla multidões, assim como os sentimentos de pertença relacionados a times ou ideologias. É nessas horas do sangue quente que caras do MST derrubam laranjais. É nessas horas do sangue quente que policial carioca não vê se está atirando em bandido ou no primeiro cara que vem na frente.

Em 1970, o genial quadrinista Jack Kirby criou o Impiedoso Darkseid, um personagem cósmico que buscava o controle da Equação Antivida. Essa equação permitiria controlar a vontade da humanidade, anulando a vontade própria de cada indivíduo, mas estava fragmentada na cabeça de cada um de nós. Ele pensava basicamente no nazismo, onde todo mundo "apenas cumpria ordens" e cometeu atrocidades inomináveis. Mas podia se referir a qualquer fenômeno de multidão.

Amigos leitores, faço um pedido a vocês: quando se virem numa situação dessas, PENSEM antes de qualquer coisa. Uma coisa é cantar "louco, louco, louco" - isso é legal pra caramba. Outra coisa é linchamento moral.

fonte: http://www.vooz.com.br/noticias/imagens-da-aluna-sendo-expulsa-da-uniban-e-opiniao-de-marcelo-soares-20286.html 31/10 22:00h

Passageiro de avião da FAB salvou colegas

31/10/2009 - 12h38

Passageiro de avião da FAB salvou colegas, mas afundou, diz relato de sobreviventes

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Os relatos dos sobreviventes do acidente com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na região da Amazônia indicam que um dos passageiros, ainda desaparecido, foi um herói. O suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico do avião, teria salvo a vida de várias pessoas que estavam no voo, mas não conseguiu se salvar - perdeu as forças e afundou junto com a aeronave, que fez um pouso forçado em um rio. As informações são do jornal "O Estado de S.Paulo". Dos 11 ocupantes da aeronave, nove sobreviveram e dois ainda são procurados pela FAB.
  • Arte UOL

Os seis civis resgatados com vida são funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e foram levados ao Hospital Geral do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC). Lá, relataram ao diretor técnico do hospital, Marcos Melo, o momento do acidente.

Segundo Melo, os relatos eram confusos, já que os sobreviventes estavam muito transtornados por tudo o que passaram nas 24 horas em que permaneceram na selva. Mas, pelo que ele pode entender, os atos de heroísmo se referiam ao suboficial. As vítimas receberam alta na manhã deste sábado.

Os outros três sobreviventes -- o piloto e dois militares-- foram atendidos por médicos militares e já retornaram para Manaus, onde foram recebidos por familiares e amigos, de acordo com nota do Comando da Aeronáutica.

De acordo com os relatos dos civis, depois de ajudar várias pessoas, Marcelo dos Santos Dias teria ficado preso no avião após a correnteza ter fechado a porta, impedindo sua saída. O suboficial ainda teria tentado sair pela frente da aeronave.
  • Aureo Neto/Parceiro/Agência O Globo

    Sobreviventes recebem atendimento médico ao chegarem à cidade de Cruzeiro do Sul (AC)


O outro passageiro que não foi encontrado é João Abreu Filho, técnico da Funasa, que teria ficado preso no avião e morrido afogado.

Segundo o doutor Marcos Melo, todos os seis pacientes atendidos no hospital "estavam muito abalados, mas bem". Ele declarou ainda que "eles estavam todos muito ferroados pelos insetos comuns da floresta e muito famintos pois ficaram muito tempo, mais de 24 horas na selva".

Exames foram feitos durante a noite e madrugada. Três pacientes tiveram fraturas leves e devem receber acompanhamento médico mensal. Todos estão lúcidos e conversando, inclusive uma das sobreviventes que está grávida.

Os sobreviventes são: os militares tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, tenente José Ananias da Silva Pereira e sargento Edmar Simões Lourenço; e os civis Josiléia Vanessa de Almeida, Maria das Graças Rodrigues Nobre, Maria das Dores Silva Carvalho, Marina de Almeida Lima, Diana Rodrigues Soares e Marcelo Nápoles de Melo.

O monomotor Cessna C-98 Caravan, que fazia o trajeto entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM), desapareceu na manhã de quinta-feira (29) e foi encontrado por índios na sexta-feira. A aeronave fez um pouso forçado no rio Ituí, no Estado do Amazonas, e foi encontrado dez milhas fora de sua rota.

O avião transportava técnicos da Funasa que faziam o trabalho de vacinação em aldeias indígenas do vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

Buscas
A aeronave, submersa, já foi localizada por mergulhadores da Aeronáutica e do Exército, que participam das buscas. "No momento, a recuperação do avião não é nossa prioridade. Já sabemos onde ele está, mas vamos nos concentrar em procurar as duas pessoas que ainda não foram localizadas", declarou Jorge Cruz de Souza e Mello.

As operações aéreas de busca foram retomadas hoje pela manhã. Uma clareira já foi aberta no local e as equipes contam com botes e equipamentos de mergulho. Durante a madrugada deste sábado, quatro militares da FAB continuaram a operação por terra e no rio Ituí, com ajuda de equipes do Exército, da Marinha, do Corpo dos Bombeiros de Cruzeiro do Sul (AC) e de índios da tribo Marubo.

Investigações
A FAB já começou as investigações sobre as causas do acidente. Os pilotos da aeronave já foram ouvidos extraoficialmente, mas as causas da queda ainda não foram divulgadas. O major-brigadeiro Jorge Cruz de Souza e Mello não deu informações sobre os primeiros depoimentos. Ele disse que o resultado final das investigações pode demorar até um ano para ser concluído.

Mello disse que um oficial especializado em investigação de acidentes aéreos foi enviado a Cruzeiro do Sul para ouvir os tripulantes da aeronave localizados pelas equipes de resgate: o primeiro tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, o segundo tenente José Ananias da Silva Pereira e o primeiro sargento Edmar Simões Lourenço.

O major-brigadeiro disse que os tripulantes terão de dar outro depoimento, este oficial, para uma comissão que será formada nos próximos dias e que irá investigar as causas do acidente.

Questionado sobre a possibilidade de uma pane mecânica, já que as condições climáticas na região e no momento do voo eram favoráveis, Mello foi cauteloso. "Seria leviano de minha parte dizer ou insinuar que o acidente aconteceu por pane mecânica. Ainda é prematuro, mas o caso será esmiuçado", explicou.

* Com informações do colaborador especial em Manaus, da Agência Estado e da Agência Brasil
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/10/31/ult5772u5888.jhtm 31/10 13:55h

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AL cobra retratação de Requião

Vida Pública

Quinta-feira, 29/10/2009

 /
Polêmica

AL cobra retratação de Requião

Declaração do governador, relacionando casos de câncer de mama em homens com a participação em paradas gays, foi amplamente desaprovada

Publicado em 29/10/2009 | Kátia Chagas e Jennifer Koppe

Deputados estaduais da oposição e da própria base aliada do governo exigem que o governador Roberto Requião (PMDB) faça uma retratação pública sobre as declarações feitas na escolinha na última terça-feira. Ao vivo pela TV Educativa, emissora oficial do governo, Requião disse que o câncer de mama em homens “deve ser consequência de passeatas gay”.

Parlamentares e representantes de movimentos homossexuais repudiaram o comentário, feito quando o governador convidou o secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, para falar sobre o controle da doença na reunião semanal do secretariado.

Crítica

Governador responde e-mail com grosseria

O governador Roberto Requião respondeu ontem com grosseria uma crítica que recebeu de um homossexual. O maquiador Carlos Richard Ferreira, de Uberaba (MG), tomou conhecimento da polêmica pela televisão e decidiu enviar um e-mail criticando Requião pela “falta de respeito com a comunidade gay”.

O mineiro disse esperar que o governador nunca precise de votos na esfera nacional porque não terá jamais o voto “deste gay que vos fala”.

O e-mail foi enviado ao meio-dia e respondido em menos de uma hora, de forma curta e direta: “Não seja imbecil. Sou presidente de honra do grupo dignidade”. A origem da mensagem eletrônica é governador@governadoria.pr.gov.br

A resposta irritou o mineiro, que procurou a Gazeta do Povo para protestar. “O mínimo que eu esperava de um senhor que ocupa um cargo público era respeito, e não chamar um cidadão brasileiro de imbecil em resposta a um simples e-mail dirigido ao seu gabinete”, disse Ferreira. (KC)

Requião declarou que a ação do governo não é só em defesa do interesse público, mas também da saúde da mulher. “Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay (sic)”, afirmou.

A “piada” teve repercussão na­­­­cional e tomou conta da sessão de ontem da Assembleia Legisla­­­­tiva (AL). Os deputados cobraram do governador um pedido de desculpas oficial porque a declaração pode estimular a homofobia. “Uma frase infeliz como essa não combina com quem defende a vida e afasta as pessoas do tratamento médico porque estimula o preconceito”, disse o deputado José Lemos (PT). “Estamos clamando para que a escola de governo seja aberta para fazer o esclarecimento de que o câncer de mama afeta qualquer pessoa independentemente da orientação sexual”, completou.

O líder da bancada do PT, Péricles de Mello, defendeu que a “outra parte que não gostou da piada reaja para evoluirmos numa sociedade mais justa e humana”.

O deputado Antonio Belinati (PP) também fez discurso alertando que a postura do governador tende a aumentar a violência homofóbica e o preconceito, inclusive contra aqueles que sofrem de câncer.

Representantes do Grupo Dignidade e da Associação Parana­­­ense da Parada da Diversidade (APPAD) foram ontem à Assem­­­bleia Legislativa pedir aos deputados que pressionem o governador a abrir espaço para direito de resposta na escolinha da próxima terça-feira. “O comentário que o go­­­vernador fez só reforça a discriminação e a violência”, diz Márcio Marins.

Para o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, a fala do governador foi infeliz. “Podemos dizer que o governador tem um senso de humor diferente, mas, dessa vez, acredito que ele tenha passado dos limites. Não foi um comentário educativo nem de bom tom”, afirmou. “Ele já respondeu à nossa solicitação e espero que possamos desfazer esse mal-entendido. Afinal de contas, o governo do Paraná é um dos nossos maiores aliados e o governador já demonstrou diversas vezes que tem compromisso com os direitos humanos”, completou.

A Câmara de Curitiba também reagiu ao governador. A vereadora Renata Bueno (PPS), que integra a Comissão de Direitos Humanos, vai protocolar hoje uma moção de repúdio protestando contra “ atitudes preconceituosas e sem qualquer responsabilidade”.

O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), tentou minimizar as críticas com o argumento de que o governo adota políticas públicas para todos, respeitando a opção sexual de cada um, mas reconheceu que foi uma “brincadeira de mau gosto”.

Preconceito

Não é a primeira vez que o go­­vernador Ro­­­berto Re­­­quião faz um comentário preconceituoso sobre cuidados com a saúde em rede nacional. Em setembro deste ano, após representantes da Associação Latino-Americana de Uro-Oncologia divulgarem a realização da Semana de Saúde do Homem, o governador perguntou se haveria toque retal gratuito durante o evento.

O secretário de Saúde, Gilberto Martin, condenou a fala do governador, pedindo que fossem evitados esses tipos de comentários, pois não colaboravam para conscientizar os homens da importância do exame.

Defesa do governador

O governador declarou ontem, em nota enviada ao site G1, que está sendo “impiedosamente criticado” pelas declarações relacionando câncer de mama às paradas gays. “O tom lúdico que usei no lançamento da campanha de prevenção do câncer de mama, entre mulheres e homens, acabou provocando uma onda de recriminações. Quando me referi às paradas da diversidade, ocorriam-me os riscos que o abuso de hormônios femininos, com fins terapêuticos ou estéticos, representam para a saúde. Entre os riscos, o câncer de mama.”

O governador se justificou afirmando que sempre respeitou opções e escolhas, como cidadão ou governante, numa “insistente luta em favor da liberdade e das minorias, cuja defesa é a essência do processo democrático”.


gazeta do povo 29/10 às 08:43h

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ações de prevenção !!!


Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em conjunto com a secretaria de educação e secretaria da saúde, estão levando informações sobre prevenção do câncer de mama, nos bairros de Foz do Iguaçu.


É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).

FATORES DE RISCO

  • Idade acima de 50 anos
  • História própria ou familiar de câncer de mama
  • Não ter filhos
  • Exposição significativa a raio X
  • Primeira menstruação cedo
  • Menopausa tardia
  • Classe socioeconômica alta
  • Primeira gestação após os 30 anos
  • Dieta rica em gorduras
  • Uso prolongado de anticoncepcional oral (ainda é discutível)






Foram identificados dois genes, chamados BRCA1 e BRCA2 que, quando sofrem mutação, são preditivos de câncer de mama familiar, identificando assim, mulheres com maior risco para desenvolver câncer de mama. A identificação de grupo de risco permite a utilização de medicações preventivas (quimioprevenção), cirurgia (mastectomia) e uma atenção maior para estas mulheres.
Para a prevenção do câncer de mama deve-se combater os fatores de risco com a diminuição da gordura endógena e consequente redução de peso corporal e dieta rica em vitamina A. Evitar o ganho de peso, principalmente após a menopausa. Como orientação geral, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente. Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.

www.prevencaodecancer.com.br


Estas Ações acontencem ainda nos seguintes bairros sempre às 14hs.


DIA: 27/10/09 (TERÇA-FEIRA)

CENTRO ESCOLA BAIRRO DARCI P. ZANATTA (MORUMBI)


DIA: 28/10/09 (QUARTA-FEIRA)

CENTRO ESCOLA BAIRRO ÉRICO VERÍSSIMO (JD. SÃO PAULO)


DIA: 29/10/09 (QUINTA-FEIRA)

CENTRO ESCOLA BAIRRO LEONEL DE M. BRIZOLLA

(TRÊS LAGOAS)


DIA: 30/10/09 (SEXTA-FEIRA)

ESCOLA MUN. ADELE ZANOTTO SCALCO ( PORTO MEIRA) -


Nila Leite





domingo, 25 de outubro de 2009

I SEMINARIO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS. Foz do Iguaçu


O programa Municipal de DST/AIDS realizou no dia 24 de outubro de 2009 no Hotel Foz do Iguaçu I SEMINARIO SOBRE HOMESSEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS.

Palestrantes:

Paulo Cesar do Nascimento (Homossexualidade e direitos humanos) .

Eduardo Santarelo - políticas públicas LGTB(PROGRAMA Brasil sem Homofobia/ Plano Nacional LGBT) – com debate. Samyra Padilha Ramos e convidadas –Travestis e Transexuais em foco ( ações e organização em Foz do Iguaçu) – com debate.

Foco do seminário é disseminar informações para combater o preconceito, várias ações estão sendo implementadas pela Secretaria Nacional, como criação do centro referência dos Direitos Humanos em Foz do Iguaçu, onde os LGBT terão atendimento humanizado com respeito e sigilo .Curso de capacitação a distâncias com enfoque nos Direitos Humanos com carga horária de 60hs . Em âmbito municipal está sendo implementada a Casa de Malu, que fará atendimento, acolhimento e orientação aos LGTB´s.

O seminário foi de extrema importância e mostrou que devemos respeitar as DIVERSIDADES, e trabalharmos para uma sociedade mas justa e igualitária .

Respeitando o ( artigo . 5º da Constituição Federal) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida , à liberdade , à igualdade, à segurança e à propriedade.

Você sabe o que querem os homossexuais?

A comunidade LGBT quer simplesmente ser tratada como ser humano, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadões . Querem cidadania! Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais não desejam mudar a orientação sexual de ninguém, mas também não aceitam que queiram curá-los. Por isso, os governos Federal, Estadual, Municipal, enfim, a sociedade como um todo tem de garantir que as oportunidades sejam iguais a todos, como deve ser um Estado que se propõe a DEMOCRACIA.


Dia Internacional da Juventude - Foz do Iguaçu




Hoje é o dia Internacional da Juventude, a pastoral da Juventude de Foz do Iguaçu promoveu a caminhada pela PAZ com mais de dois mil jovens da região. É muito triste perder nossos jovens e adolescentes por causas tão banais , precisamos dar um basta nesta violência que já se instalou no mundo. Vamos abrir os olhos e cobrar dos nossos governantes ações mais concretas para que implantem mais políticas públicas para os jovens e os adolescentes e permitir que eles participem desta implantação, e preciso quebrar o paradigma, os jovens precisam ter liberdade de escolha.




A campanha PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA E PELO E FIM DA VIOLÊNCIA , lançada em 2007 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que foi levada ao SENADO FEDERAL pelo senador Álvaro Dias (2/10/2007), ajudou a inclusão de Foz no PRONASCI e já demonstrava preocupação com rumos que a violência estava tomando em Foz do Iguaçu e que as vitimas eram em sua maioria adolescentes e jovens.

sábado, 24 de outubro de 2009

Violência: protesto em Copacabana lembra os mortos


Foto: Urbano Erbiste
Manifestantes repetiram imagem de traficante morto Foto: Urbano Erbiste

JB Online

RIO - O movimento Rio de Paz realizou um protesto na manhã deste sábado, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, contra a violência na cidade. Voluntários vestidos de preto eram empurrados dentro de carrinhos de supermercado, como se estivessem mortos, repetindo a imagem que chocou o mundo esta semana, na qual o corpo de um suposto traficante foi encontrado num carrinho perto de uma favela do Rio.

Os manifestantes montaram um painel com dados do relatório de setembro do Instituto de Segurança Pública (ISP), que aponta que de janeiro de 2007 a setembro de 2009, 20 mil pessoas foram assassinadas no estado. Vinte mil grãos de feijão representavam as 20 mil mortes.

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/10/24/e241017401.asp 13:28 - 24/10/2009

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Adolescente de 14 anos dá à luz trigêmeas

A adolescente de 14 anos que deu à luz trigêmeas em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, recebeu alta na tarde desta quinta-feira (15). Ela já está em casa e passa bem. Os bebês continuam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Costa Cavalcanti, pois nasceram pré-maturas. A família agora busca ajuda, principalmente a doação de fraldas. A mãe da adolescente, avó das crianças, tem apenas 27 anos, porque também engravidou jovem.

Roger Meireles/Assessoria de Imprensa HMCC

Roger Meireles/Assessoria de Imprensa HMCC / Os bebês nasceram pesando entre 990 gramas e um quilo e duzentos gramas

Os bebês nasceram pesando entre 990 gramas e um quilo e duzentos gramas

O parto cesariana aconteceu na terça-feira (20), no sétimo mês da gravidez. Os bebês, Melissa, Mirella e Micaela, nasceram pesando entre 990 gramas e um quilo e duzentos gramas. De acordo com a Secretaria de Saúde de Foz, a adolescente vinha sendo acompanhada por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas de pré-natal. Ela chegou a ser internada por duas vezes durante a gravidez. O pai dos bebês também é um adolescente.

Rosângela Moraes da Silva, avó das crianças, disse que teve de deixar o serviço como diarista para acompanhar a gravidez da filha. A família vive atualmente com a renda do marido de Rosângela, que trabalha como auxiliar de pedreiro. “A chegada de três crianças é uma mudança muito grande. A gente fica em uma situação difícil. É claro que amor e carinho não vão faltar”, disse.

A avó conta que ainda não sabe onde as crianças vão dormir quando chegarem em casa, pois só tem um berço. A família também pede a doação de roupinhas de bebê. A ajuda pode ser encaminha para a casa da família na Rua Heleno de Freitas, no bairro Morumbi III, em Foz do Iguaçu.

Gazeta do Povo 23/10 às 07:28

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O mundo acessa meu BLOG




Pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo, tem acessado meu blog, só posso agradecer a todos.

Polícia teria negado socorro a membro do Afroreggae assassinado


Imagens revelam omissão da polícia no socorro à vítima. Comandante da PM decretou prisão administrativa dos policiais

22/10/2009 | 09:10 | G1/Globo.com

Gravações feitas por câmeras de segurança de estabelecimentos do Centro do Rio, exibidas no "Jornal da Globo" desta quarta-feira (21), mostram o assalto que terminou com a morte de Evandro João da Silva, de 42 anos, coordenador do grupo AfroReggae, na madrugada de domingo (18).

As imagens revelam a omissão da polícia no socorro à vítima e indicam que policiais podem ter liberado os suspeitos e ficado com os objetos roubados. A polícia agora investiga os policiais que participaram da ação, que não resultou em nenhum preso.

Evandro João da Silva era coordenador de projetos sociais do AfroReggae, um grupo cultural do Rio de Janeiro.

O corpo dele foi encontrado por policiais militares na Rua do Carmo, na esquina com a Rua do Ouvidor.

Imagens em 3 câmeras

Investigadores da polícia foram atrás de imagens de câmeras de segurança que existem na rua onde o ataque aconteceu. O objetivo era descobrir os autores do crime. Mas, em vez de esclarecer a história, o vídeo levantou suspeita.

Tudo ficou registrado em três câmeras. Uma delas, instalada em um prédio, mostra a chegada de dois criminosos, à 1h20 da madrugada. Outra câmera, posicionada dentro de uma agência bancária, registra o ataque.

Segundo o registro, os criminosos aparecem lutando com a vítima. Em seguida, eles jogam Evandro, que está de camisa branca, no chão e atiram contra ele. Os assaltantes tiram os tênis e a jaqueta dele e fogem.

Cerca de 30 segundos depois, uma patrulha da Polícia Militar passa direto por Evandro, que agoniza na calçada. A câmera anterior mostra por outro ângulo a fuga dos criminosos, com os pertences do coordenador na mão, e a chegada da polícia.

Um dos policiais aparece com a arma em punho. A impressão que dá é a de que os policiais vão prender os assaltantes. Duas pessoas aparecem pela metade em imagens de um outra câmera. O PM surge com o tênis e a jaqueta vermelha da vítima, e leva tudo para dentro do carro da polícia.

Ainda de acordo com as imagens do circuito de segurança, à 1h26m53s, quatro minutos depois da abordagem, um dos suspeitos aparece indo embora.

Os investigadores agora querem saber porque os policiais não socorreram Evandro imediatamente e também porque um dos homens que, pelas imagens, parece ter participado do assassinato, foi liberado minutos depois.

Além disso, a polícia investiga porque os pertences de Evandro não foram entregues em uma delegacia e, ainda, porque nada do que foi mostrado pelas câmeras está no relatório dos policiais.

Os policiais envolvidos na ocorrência prestaram depoimento na noite desta quarta-feira na Polícia Militar Judiciária. O comandante-geral da PM do Rio, Mário Sérgio Duarte, determinou a prisão administrativa dos dois policiais.

Homenagem

Evandro foi homenageado durante um evento do AfroReggae na noite desta quarta-feira em um teatro no Centro do Rio. O coordenador executivo e um dos fundadores do grupo, José Junior, comentou a morte do colega e a ação dos policiais.

"Choca ver uma pessoa que era um mediador de conflitos, um cara que morou na favela, um cara que só fazia o bem ser assaltado, roubado e morto da maneira que foi. Me choca a polícia não ter prestado serviço, socorro. Me choca a polícia não ter prestado socorro. Isso me chocou muito”, declarou José Junior.

Numa cerimônia emocionada, Evandro foi homenageado pelos companheiros do grupo que luta para levar cultura e cidadania a jovens carentes. "O fato de Evandro ter partido não significa sua derrota. Ele foi fazer companhia a outros que antes de nós dedicaram sua vida a construir a paz e a justiça [...] Se um pouco de nós se foi com você, um pouco de você também ficou em nós", disse um colega.

‘Agora é ir atrás dos bandidos’, diz amigo da vítima

Em entrevista ao G1 na noite desta quarta-feira (21), José Junior disse que está confiante de que o caso será resolvido em breve. Na terça-feira (20), ele assistiu às imagens das câmeras de segurança na sede da delegacia responsável pelo caso.


“Os PMs já estão presos, mas a gente não pode perder o foco que é prender os bandidos, porque não foram os policiais que mataram. Agora é ir atrás dos bandidos. Ele reagiu, mas ação dos bandidos foi covarde. A Polícia Civil tem se empenhado no caso, e estou totalmente confiante que o caso será resolvido em breve”, declarou José Junior.

Gazeta do Povo 22/10 às 10:46


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ensino

Quarta-feira, 21/10/2009

Ivonaldo  Alexandre/Gazeta do Povo / Andrea Melzer e os alunos da Escola Santa Terezinha:  questões que as crianças trazem da convivência com a televisão e a internet são pesquisadas e discutidas em sala

A difícil missão de ser educador

Com a defasagem dos cursos de graduação e as constantes transformações do ambiente escolar, fazer um bom trabalho dentro da escola envolve dedicação e estudo constantes

Publicado em 21/10/2009 | Anna Simas

Transmitir o conteúdo da disciplina escolar com eficiência, responder as perguntas e as curiosidades dos alunos, ajudá-los a resolver problemas, dar conta da violência e de todas as dificuldades sociais que se refletem no ambiente escolar. Essas são as principais atribuições de um professor hoje. Mas, no mês em que se comemora o seu dia, educadores e entidades responsáveis pela educação no país levantam a discussão sobre até que ponto todas essas tarefas são de responsabilidade do docente e o quanto a formação acadêmica desse profissional é responsável pelo resultado do que é apresentado em sala de aula.

Para a professora do departamento de educação da Univer­sida­de de Campinas (Unicamp), Maria Márcia Malavasi, o professor ideal para os tempos atuais deve ter passado por um bom curso de graduação, com projeto pedagógico consistente, que forneça cultura ampla e não fique restrito aos conteúdos disciplinares. “A continuidade dos estudos é fundamental. Um bom professor jamais poderá deixar de ler, de fazer cursos e frequentar palestras”, explica.

Retrato

Veja alguns indicadores do perfil do professor no Brasil:

> 61,7% são graduados com licenciatura.

> 6,8% não têm licenciatura.

> 38 anos é a média de idade do professor da educação básica (ensino fundamental e médio).

> 82,1% dos professores cursaram Magistério no ensino médio.

> 29,2% são formados em Pedagogia.

> 11,9% são formados em Língua Portuguesa; 7,4% em Matemática; 6,4% em História.

Fonte: Censo Escolar da Educação Básica 2007

Aprendizado diário com os alunos

Um professor não se forma apenas nos bancos das universidades. Isso é consenso entre os profissionais e educadores. Mas o que se busca hoje é uma boa formação continuada aliada à experiência que se ganha a cada dia com o contato direto com os alunos. No Brasil, 68,5% dos professores têm formação superior, apesar de isso, segundo especialistas, não ser garantia de bom desempenho profissional.

Leia a matéria completa

Com baixos salários e pouca valorização da profissão no país, é comum que o professor não se sinta estimulado a se capacitar, segundo Maria Márcia. Para ela, essa é uma competência do estado, que deve proporcionar pós-graduação para seus professores, além de assinar jornais e revistas para que eles tenham acesso à cultura e informação.

Saber lidar com a diversidade também é um ponto fundamental para ser um bom professor. Diferenças físicas, sociais e culturas estão mais do que nunca presentes na sala de aula, e a graduação não consegue contemplar todos os problemas que o profissional vai enfrentar durante o exercício da profissão. “Precisamos de faculdades que consigam levar em conta a realidade da comunidade na hora de formar educadores. Mas, infelizmente, a maioria não consegue fazer isso”, diz Márcia.

Mas a graduação não é a única responsável pela formação do professor. De acordo com o professor do departamento de educação da Universidade de São Paulo (USP), Ocimar Munhoz Alavarse, não adianta culpar as faculdades nem os professores pelos fracassos em sala de aula. “Temos que pensar em quais condições esses profissionais trabalham, levando em conta que 90% dos educadores do país atuam em escolas públicas. Nelas as condições são muito adversas, e isso é um fator desestimulante.”

Para os especialistas, por mais que os cursos de formação sejam eficientes, eles não conseguiriam dar conta de toda a formação, já que a prática docente é complexa e não pode ser reproduzida na faculdade. “Dar aula é um fazer que se aprende ao longo dos anos. Os quatro anos de graduação não bastam. Quanto maior a aproximação do estudante de pedagogia ou licenciatura com a sala de aula, melhor”, diz Alavarse.

Esforço dobrado

O acesso das crianças e jovens à informação cresceu aceleradamente com a internet, o que requer do professor uma velocidade de atualização tão grande quanto a de seus alunos. O tempo disponível para os dois lados não é o mesmo, mas para ter um bom desempenho é preciso correr atrás. É o que faz Andrea Louise Melzer, professora de educação infantil da Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, em Curitiba. Ela dá aula para crianças de 5 anos e conta que muitas vezes foi questionada sobre assuntos que não tinha conhecimento. “Às vezes eles me perguntam sobre o que assistiram na televisão ou viram na internet e que eu não tinha a menor ideia. Eu falo que vou procurar para discutirmos depois ou peço que eles me contem”, diz a professora.

Além disso, ela, mesmo sem ter filhos em casa, procura ver desenhos e outros programas que sabe que são do interesse dos seus alunos. Além da formação de pedagoga, cursou Magistério e fez especialização. A larga experiência lhe mostrou a importância do diálogo em sala. Todo dia, antes do início da aula, ela senta em roda com os alunos e deixa que cada um fale um pouco de si. “Eles trazem para a sala problemas que os afligem, questões normais do dia a dia. É uma boa forma de abordar assuntos fora do programa de aula, mas que são fundamentais para a vida deles”, conta Andrea.

Perguntamos a especialistas sobre como deve ser a formação do educador para a escola e os alunos do nosso tempo. Com a defasagem dos cursos de graduação e as constantes transformações do ambiente escolar, fazer um bom trabalho dentro da escola envolve dedicação e estudo constantes

 /

Pequenos escritores se inspiram nas aulas

Crianças e jovens se dedicam à publicação de livros de diversos gêneros em Curitiba

-
Hedeson AlvesGazeta  do Povo / Amanda, de 10 anos:  celular na bolsa e muita responsabilidade na hora de ir para a escola e aos treinos de vôlei sozinha

Quinta série: o início da autonomia

Começar a ir sozinho para a escola é o primeiro passo para consolidar a individualidade e a independência da criança. O momento deve ser valorizado pelos pais, mas sem superproteção

Gazeta do Povo 21/10 às 7:00h

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher -Foz do Iguaçu


Convite

O conselho Municipal dos Direitos da Mulher usando das atribuições que a Lei 3.442 de 05 de maio 2008 lhe confere vem trabalhando para implementação das políticas públicas de prevenção e atendimento às mulheres no município de Foz do Iguaçu,

Audiência Pública para inclusão dos seguintes programas no orçamento de 2010: Centro Referência e Atendimento às mulheres em situação de violência, Casa Abrigo, Criação da Diretoria da Mulher.

Diante do exposto convidamos você cidadã (o) iguaçuense a participar desta audiência

Data: 10 de novembro

Hora: 19:00h

Local:Câmara de Vereadores.


"Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado." Lair Ribeiro

Adolescentes são medicados ilegalment


Estudo do Conselho Federal de Psicologia mostra que unidades de internação usam psicotrópicos para “controlar” infratores

Publicado em 20/10/2009 | Paola Carriel

Um relatório do Conselho Federal de Psicologia mostrou que em pelo menos quatro estados do país medicamentos psicotrópicos são usados como forma de controle de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Estão na lista o Paraná, Minas Gerais, Piauí e o Rio Grande do Sul. Agora, a As­­sociação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Ado­­lescente (Anced) está realizando um estudo aprofundado sobre a questão para o Comitê dos Di­­reitos da Criança das Nações Unidas. Os pesquisadores detectaram que no Rio Grande do Sul cerca de 80% dos internos são medicados e que tanto os diagnósticos quanto os medicamentos receitados são idênticos, o que comprovaria o uso abusivo das substâncias por parte das instituições.

O Conselho Federal de Psico­­logia fez visitas às unidades de cumprimento de medidas socioeducativas em 22 estados há três anos. Entre as principais irregularidades estavam o uso indevido de medicamentos. A Anced decidiu montar um grupo de trabalho para investigar o assunto com mais precisão, já que o relatório não aponta a frequência do uso dos medicamentos nem a quantidade de jovens submetidos a esses procedimentos. O estado piloto é o Rio Grande do Sul, onde informações preliminares fornecidas pelas instituições confirmam a medicalização excessiva. O estudo completo será apresentado em conjunto com outros casos de violações de direitos, como o da menina paraense que ficou presa em uma cela com vários homens.

Exemplo de São Paulo preocupa

Outra situação que preocupa os integrantes da Anced é a criação da Unidade Experi­­mental de Saúde (UES), localizada em São Paulo. O local foi inaugurado há três anos pelo governo do estado com o objetivo de atender adolescentes e jovens com problemas relacionados à saúde mental. Todos os seis rapazes que vivem lá hoje são egressos da Fundação Casa (antiga Febem) e têm mais de 18 anos.


Método fere estatuto

Advogado especialista em Direi­­tos Humanos e presidente do Con­­selho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, Carlos Nicodemos diz que há três categorias principais de uso da medicação de forma irregular. A primeira é quando os educadores usam os medicamentos por decisão própria.


Relatório aponta mais violações

O relatório do Conselho Federal de Psicologia aponta ainda outras graves violações de direitos humanos. Em quase 60% das unidades visitadas os jovens relataram espancamentos. Alguns tinham ainda hematomas e cortes no corpo. No Paraná não houve esse tipo de denúncia. Apesar disso, o estado aparece no documento como um dos que não incentiva a escolarização e a profissionalização dos adolescentes.

A inspeção constatou também superlotação, falta de condições adequadas de higiene e uma espécie de “solitária” para os mal comportados. Quase todas as unidades se assemelham a prisões. Em relação à saúde, são relatados casos em que os jovens ficam quase 10 dias sem tomar banho e sem trocar de roupas. O relatório faz uma série de recomendações aos governos estaduais e federal e pede que o Ministério Público aja com mais eficácia no combate a essas violações. (PC)

A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná refuta as informações do relatório. O relatório do Conselho de Psicologia foi elaborado a partir de uma visita que entidades da sociedade civil fizeram a dois locais no estado. O primeiro foi o Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco e o segundo, o antigo Ciaadi, hoje chamado de Cense Curitiba. O relatório aponta casos de medicalização no Cense Curitiba. Mas não especifica quais seriam as substâncias, nem a frequência com que os medicamentos são usados, nem o número de jovens medicados. O coordenador de socioeducação da secretaria, Roberto Bassan, argumenta que todos os procedimentos realizados dentro das instituições têm a supervisão de médicos responsáveis. Depois da prescrição, um educador fica responsável por acompanhar os horários de tomada dos remédios.

Quando há indicação médica de que um jovem precisa de um tratamento específico, seja por problemas relacionados à saúde mental ou por uso de drogas, ele é encaminhado para a rede do Sistema Único de Saúde. Além disso, Bassan afirma que, em grande parte das unidades, também há médicos contratados pelo estado.

Apesar de o Paraná ser apontado no estudo como um dos locais onde ocorre o uso de medicamentos para controle dos jovens, a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Paraná, Márcia Caldas, afirma que o estado está avançando nessa área. Hoje, as unidades socioeducativas paranaenses estão entre as poucas no país de acordo com as novas regras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que preveem, por exemplo, mudança na arquitetura e um número máximo de jovens por instituição.

“Concordamos que o uso da medicação seja feito, desde que recomendado por um médico. Há casos em que isso é necessário. Se ocorrer de forma indiscriminada, é considerado uma violação de direitos”, explica. “O Paraná é um estado de ponta quando se fala em medidas socioeducativas. Ainda há muito pela frente, mas já temos avanços”.

GAZETA DO POVO 20/10 ÀS 13:04h

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Santos quer mundial feminino e cogita terceira estrela na camisa

Após organizar e vencer a primeira Libertadores feminina, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, vai pleitear junto à FIFA, ainda este mês, a realização do primeiro Campeonato Mundial Interclubes da modalidade.

Bruno Miani/ ZDL
Bruno Miani/ ZDL
Santistas estão satisfeitos com os resultados e a repercussão da Libertadores feminina

FEMININO VENCE A LIBERTADORES

"No próximo dia 29 irei à sede da Fifa, em Zurique (Suíça), para propor a organização de um Mundial para a modalidade. Queremos que todo esse belo esforço dessas meninas seja reconhecido", disse o mandatário alvinegro.

De acordo com o santista, a intenção é que participe uma equipe de cada continente. Além disso, o desejo é que a competição mundial ocorra ainda este ano, uma vez que as principais jogadoras santistas, como a meia Marta e a atacante Cristiane, possuem contrato apenas até o final do ano, pois estão emprestadas por seus respectivos times da Liga Norte Americana. "Se for neste ano, posso jogar pelo Santos", ressaltou Marta.

Ainda empolgado com a comemoração da conquista da Libertadores, ocorrida no último domingo, na Vila Belmiro, com vitória por 9 a 0 sobre o Universidad de Assunción, do Paraguai, Teixeira afirmou que pode colocar uma terceira estrela na camisa do Santos, que já conta com duas, devido ao bi-mundial, vencido na Era Pelé.

"Com o possível título mundial (feminino), sim, vamos pensar em uma terceira estrela", disse o mandatário, em entrevista à Rádio Atlântica.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2009/10/19/ult59u202293.jhtm 19/10/2009

População ativa da China atingirá 1 bilhão em 2020

Pequim, 19 out (EFE).- A população chinesa em idade de trabalho (15 a 64 anos) chegará a 1 bilhão de indivíduos no ano de 2020, segundo o chefe do Escritório do Comitê de Planejamento Familiar, Zhang Chunsheng, informou hoje o jornal "Xin Beijing".

Zhang destacou a pressão que se gerará nessa data para buscar emprego e que já existe com a atual de 754 milhões (66% da população total) enquanto para 2050 a pirâmide de população contará com menos crianças e mais idosos.

Segundo reconheceu o alto funcionário no Fórum das Cidades da China que aconteceu neste fim de semana em Pequim, já está se analisando o desequilíbrio entre os sexos ao nascimento, já que há mais homens que mulheres.

Atualmente, a China registra 120 nascimentos de meninos por cada 100 meninas, muito acima da proporção média internacional de até 107 meninos para cada centena de meninas.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/10/19/ult1766u33761.jhtm 19/10/2009

domingo, 18 de outubro de 2009

Educação, nosso maior problema

Por Alberto Carlos de Almeida


Na primeira vez que foi eleito primeiro-ministro, Tony Blair afirmou que tinha três prioridades: educação, educação, educação. A maioria dos brasileiros não sabe o quão séria era essa afirmação para ele nem quais eram as implicações dessa escolha em sua campanha eleitoral. Para mencionar apenas algumas, o quartel-general de campanha e o local onde o candidato britânico dava todas as entrevistas à imprensa tinha na parede um grande banner, atrás dele, no qual estava escrito: "education, education, education". Ou seja, sempre que Blair falava com a imprensa, era fotografado e filmado tendo a palavra educação repetida três vezes atrás de si.

Adicionalmente, o primeiro evento de sua campanha, aquele com a qual foi inaugurada, foi uma visita à escola de um bairro pobre de Londres. Mais uma vez, toda a mídia britânica, que aguardava com ansiedade o momento de abertura da campanha dos principais candidatos, acompanhou Blair e sua mulher à periferia de Londres, onde ele demonstrou seu compromisso com a educação.

A ênfase não parou aí. As promessas de campanha foram bastante específicas, desde quanto mais do orçamento seria aplicado na educação até quantos estudantes por professor haveria, no máximo, em cada sala de aula. Aliás, essa era uma reivindicação antiga dos pais que simbolizava educação de um nível mais elevado. Quanto mais crianças por professor, menos atenção as crianças têm e, portanto, menos aprendem. Ao contrário, se forem menos crianças para mais professores, a qualidade da educação será melhor. Blair tinha um compromisso explícito em relação a isso.

Há coisas no Brasil que não dão voto e educação é uma delas. A prova mais conhecida disso foi o que ocorreu com Cristovam Buarque quando se candidatou a presidente da República com sua campanha monotemática sobre educação. O resultado foi pífio.

Campanhas monotemáticas não são necessariamente ruins. Quando o tema interessa ao eleitorado, elas saem vitoriosas. Quando afirmo monotemática, estou apenas salientando que tais campanhas optam por uma ênfase muito forte em algum tema específico. Foi assim que José Serra, por meio da saúde, derrotou Marta Suplicy em 2004. Gilberto Kassab utilizou o mesmo remédio em 2008.

Fernando Henrique Cardoso foi praticamente monotemático em 1994 e 1998: Plano Real, estabilização da economia, aumento do poder de compra, todos variações sobre o mesmo tema. Em 1994 havia uma mão com cinco dedos. Alguém se lembra dos cinco itens? Provavelmente não, temos de procurar na internet. Isso tudo para mostrar que Cristovam Buarque se deu mal não porque falou de uma única coisa ou deu ênfase a uma única coisa, mas porque a coisa escolhida, educação, não dá voto.

Na eleição de 2008, o tema dos prefeitos eleitos foi saúde. Em praticamente qualquer município brasileiro, se a pergunta feita para o eleitorado fosse: que problema a prefeitura e o prefeito deveriam resolver em primeiro lugar? A resposta mais mencionada, de longe, seria saúde. Não por acaso o Brasil está repleto de prefeitos que eram médicos. Não por acaso uma das principais promessas em todos os lugares do Brasil ou foi construir um hospital, ou fazer postos de saúde, ou comprar mais ambulâncias para levar os doentes a municípios vizinhos de maior porte. Não faz sentido ter hospitais em municípios minúsculos de 3 ou 4 mil habitantes.

Até mesmo quando a educação aparentemente ajuda a vencer uma eleição, não foi a educação que fez isso, mas sim como ela foi embalada. Esse foi o caso de Leonel Brizola e seus CIEPs, os Centros Integrados de Educação Pública. Quais eram as marcas dos CIEPs que mandavam uma mensagem que não necessariamente estava ligada à educação? Eis: merenda escolar (a família economizava com a comida das crianças, o tema aqui é dinheiro no bolso); horário integral (a criança ficaria na escola a maior parte do dia, o que contribui para afastá-la do crime, o tema aqui é segurança pública); banho tomado e prédios de boa qualidade (o tema aqui é dar um tratamento digno às pessoas mais pobres).

Nunca, no marketing dos CIEPs, os temas gravitaram em torno de número de professores por crianças, salários e qualificação dos professores, conteúdo dos livros didáticos, sistema de aprovação ou as questões mais genuinamente educacionais. Ao menos isso nunca foi tema da propaganda política da época. Por que será? Simples, porque não daria voto.

O que não dá voto também não dá mídia. Todo ano a Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) publica um documento intitulado "Education at a Glance" adicionado do ano da publicação. Anualmente, esse documento tem pouco ou nenhuma mídia no Brasil, suscita pouco ou nenhuma reflexão no Brasil. Quem quiser encontrar o relatório basta digitar seu título em qualquer ferramenta de procura da internet.

São aproximadamente 470 páginas repletas de dados e estatísticas. O Brasil consta de algumas poucas, realmente poucas, estatísticas. Países como México, Irlanda, Portugal, Espanha, Chile, todos católicos como nós, estão em quase todas as tabelas. Por que não estamos em igualdade de condições com nossos pares religiosos? Será que isso quer dizer alguma coisa? Será que nossas estatísticas são menos abrangentes? Será que não existem? Ou existem, mas por algum motivo não são enviadas ou coletadas pela OCDE? Pode ser que isso já seja matéria de reflexão, a nossa ausência na maioria dos dados de educação.

Se os não dados são eloquentes, os dados são mais ainda. Na Coreia do Sul, 40% da população entre 55 e 64 anos completou ao menos o segundo grau. Essa proporção é de 100% para aqueles que estão na faixa etária entre 25 e 34 anos. Note-se que a Coreia foi o país que obteve o melhor resultado entre gerações. Ela tinha 60 pontos porcentuais para crescer e cresceu exatamente esses 60 pontos. Já o Brasil tinha 80 pontos porcentuais para crescer, posto que 20% das pessoas entre 55 e 64 anos fizeram ao menos o segundo grau. Nós melhoramos 30 pontos para a faixa de idade mais jovem. Trinta dividido por 80 significa que crescemos 40% do espaço que tínhamos para crescer. A Coreia cresceu 100%.

Outros países que investiram em educação de forma maciça e cresceram muito do que poderiam crescer foram Polônia, Irlanda e Rússia. Os dois primeiros predominantemente católicos e o terceiro um dos BRICs.

Na lista de 35 países da OECD, o Brasil, nesse indicador, é um dos piores, o quarto último colocado. Em termos de taxa de crescimento entre gerações, o Brasil perde apenas para Turquia, México, Alemanha, Estônia e Estados Unidos. Perde para os dois primeiros porque eles são tão ruins quanto nós tanto no nível educacional dos mais velhos quanto no dos mais jovens; perde para os três últimos porque eles têm uma elevadíssima proporção de pessoas entre 55 e 64 anos com ao menos o segundo grau completo. Quanto a isso, uma observação relevante merece ser feita. Ela diz respeito aos Estados Unidos.

Dentre todos os países listados pela OECD para esse indicador, o que tem o mais elevado porcentual de pessoas com ao menos segundo grau entre 55 e 64 anos de idade são os Estados Unidos. O que isso quer dizer? Isso significa que já há longa data a população americana é mais escolarizada do que a dos demais países. Há outros que se aproximam dos EUA nesse número, porém, todos são países onde a escala de consumo e produção é muito menor: Estônia e República Tcheca.

O que os Estados Unidos tiveram antes de todos, a que nenhum país sequer chegou aos pés, foi a combinação de população grande com escolarização elevada. Eles foram o maior país, em número de habitantes, com a maior escolaridade do mundo. A interação entre essas duas variáveis foi crucial para dar a vantagem que os EUA hoje têm. É por isso que eles se podem dar ao luxo de não elevar a escolarização daqueles entre 25 e 34 anos, ao menos nesse indicador, sem perder a dianteira que têm. Mas também é por isso que Barack Obama tem enfatizado tanto a necessidade de investir em educação, a necessidade de os indivíduos americanos valorizarem a educação.

É aí que entra o papel da elite quando se fala de educação, quando se fala de fazer coisas que são importantes, mas não motivam o voto. Obama era professor da Universidade de Chicago antes de se tornar senador ou presidente. Não é fácil ser professor de Chicago. Não é fácil ser presidente dos EUA. Ele sabe que a educação foi crucial para que se tornasse quem ele se tornou.

A elite intelectual e decisória pode, em alguns momentos da história, fazer as mudanças necessárias por bem antes que elas tenham de vir por mal. Uma mudança vem por mal quando estamos na beira do precipício: ou ela é feita ou entra-se numa crise sem precedentes. Foi assim que lidamos com a inflação e os inúmeros esqueletos gerados durante o período militar e o governo de José Sarney. Uma mudança vem por bem quando sabemos o que é necessário fazer e enfrentamos as resistências políticas que a bloqueiam.

A opção do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, desde seu início, foi de evitar conflitos e não entrar em bola dividida. Caminhou-se o tempo inteiro pelo assim chamado caminho de menor resistência. Nada contra. É apenas uma escolha política, como outra qualquer. A consequência dela, no caso da educação, é que permaneceremos com um problema sério no colo que terá de ser resolvido em algum momento. Infelizmente, continuamos a não saber quando.

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net